No dia 27 de março, foi lançado o GameScent, um dispositivo feito para ser conectado ao videogame e liberar aromas sincronizados com o que acontece na tela durante as partidas. Assim, será possível sentir o cheiro de ambientes e até de explosões. 

“Estudos mostraram que o sentido do olfato marca a memória de longo prazo com mais força do que qualquer outro elemento”, disse Casey Bunce, presidente da empresa GameScent, em comunicado oficial enviado à imprensa. “Com o GameScent, esperamos elevar as experiências dos jogadores para que sejam mais emocionantes e memoráveis do que nunca”, completou.

A tecnologia usa inteligência artificial para entender o que está sendo jogado por intermédio dos sons. Cada conjunto de sons ativa uma cápsula interna no dispositivo, que dispara o odor que o jogador sentiria se estivesse naquele ambiente na vida real. Com o tempo, novos aromas serão compartilhados em cartuchos que podem ser inseridos na máquina. O usuário também tem a possibilidade de retirar os cartuchos que não lhe agradam.

O GameScent é compatível com todos os videogames, alguns computadores e a maioria dos óculos de realidade virtual. Também é possível usá-lo para filmes e séries.

#pracegover: dispositivo é uma espécie de caixa hexagonal, na cor preta, com detalhes em branco e azul. Crédito de imagem: PLATAFORMA DE IA FIREFLY.

OS PRINCIPAIS AROMAS DISPONÍVEIS

AR LIMPO: neutralizador de cheiros no ambiente.
TEMPESTADE: lembra terra molhada.
EXPLOSÃO: remete à pólvora e a objetos queimados.
FLORESTA: odor de árvores e grama.
CORRIDA: reproduz detalhes como o atrito do pneu no asfalto.

FONTES: GAMESCENT E TECMUNDO.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido