O mês de março trouxe lançamentos envolvendo grandes nomes da MPB

CELEBRAÇÕES POR ELIS REGINA 

Em 17 de março, foi comemorado o aniversário de 79 anos de Elis Regina, considerada uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB). Para celebrar a data, a canção “Para Lennon e McCartney”, cantada por Elis, foi restaurada e relançada em uma nova versão, composta com arquivos de estúdio. Até 2025, quando a cantora faria 80 anos, estão previstos outros projetos, como exposições. Elis fez história com canções como “O Bêbado e a Equilibrista”, “Como Nossos Pais” e “Romaria”.

#pracegover: foto em preto e branco da cantora Elis Regina. Ela está cantando e, em uma das mãos, segura um microfone. Elis veste uma blusa de alça branca. Crédito de imagem: reprodução

TURNÊ DE CAETANO VELOSO E MARIA BETHÂNIA

Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, dois nomes também essenciais para a MPB, anunciaram uma turnê conjunta pelo Brasil durante 2024. A série de shows começará em 3 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), e passará por Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

#pracegover: Maria Bethânia está em pé e abraçando Caetano Veloso, que está sentado. Ela veste uma roupa azul-marinho de paetês. Caetanos veste uma roupa toda preta. Crédito de imagem: FERNANDO YOUNG_DIVULGAÇÃO

O QUE É A MPB? 

O gênero nasceu na década de 1960, durante a ditadura militar. Mistura características da bossa nova (gênero também brasileiro, do fim da década de 1950) e de movimentos musicais que resgatavam a nacionalidade no país. A MPB também era uma forma de luta contra a ditadura, além de ter aberto portas para outros estilos.

O que eu penso sobre…
“A MPB é um tipo de música de que eu gosto muito. Queria muito ir à turnê de Caetano e Maria Bethânia, mas os ingressos esgotaram. Tem muitas músicas que eu gosto deles. Eu também amo a Elis. Uma curiosidade é que ela cantava muito com o Tom Jobim, os dois faziam várias músicas. A voz dela é muito bonita e vale a pena demais ouvir.”
Marcela P., 12 anos, São Paulo (SP)

#pracegover: Marcela está parada, em pé, dentro de um quarto. Ela veste moletom azul-claro. No fundo do quarto, é possível ver uma escrivaninha com vários objetos em cima. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Glossário

DITADURA MILITAR: regime político do Brasil estabelecido entre 1964 e 1985, em que não havia eleições como as de hoje, por exemplo. Ou seja, a população não participava das decisões políticas.

FONTES: CBN, FOLHA DE S.PAULO, O GLOBO, TV CULTURA E VEJA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido