No dia 13 de outubro, a revista Rolling Stone dos Estados Unidos divulgou uma lista reunindo os 250 maiores guitarristas e violonistas de todos os tempos. A coletânea, em que figuram nomes como o norte-americano Jimi Hendrix e os britânicos George Harrison e Eric Clapton, traz dois brasileiros: João Gilberto, na 142ª posição, e Rosinha de Valença, na 162ª.

#pracegover: capa de um disco de Rosinha mostra a artista parada e segurando um violão. A foto é em preto e branco. Crédito de imagem: MICHAEL OCHS ARCHIVES/GETTY IMAGES E REPRODUÇÃO

Rosinha nasceu no Rio de Janeiro, em 1941, e foi um grande nome da Música Popular Brasileira (MPB). Suas composições foram interpretadas por artistas como Maria Bethânia e são aclamadas até hoje. Ela se aposentou aos 51 anos e morreu aos 62. A Rolling Stone destacou sua “técnica sem esforço ao violão”.

#pracegover: foto em preto e branco de João Gilberto mostra o artista parado e segurando um violão. Crédito de imagem: MICHAEL OCHS ARCHIVES/GETTY IMAGES E REPRODUÇÃO

João Gilberto é considerado um dos pais da bossa nova, gênero musical brasileiro que mistura elementos do samba com o jazz norte-americano. Ele nasceu em 1931, em Juazeiro (BA), e morreu em 2019. O primeiro álbum do violonista foi Chega de Saudade, lançado em 1959. A publicação destacou que a obra de João Gilberto “transformou imediatamente a música de seu país e influenciou também gerações do pop e do rock”.

A lista da Rolling Stone levou em conta critérios técnicos e culturais e foi elaborada pelos editores e jornalistas da publicação.

BUSQUE ESTAS MÚSICAS NA INTERNET PARA CONHECER O TRABALHO DOS ARTISTAS:

João Gilberto

“Desafinado”

“Aquarela do Brasil”

“Outra Vez”

Rosinha de Valença

“Usina de Prata”

“Pedacinhos do Céu”

“Bossa na Praia”

FONTES: BRASIL ESCOLA, ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL, ESTADÃO, RÁDIO SENADO E ROLLING STONE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 214 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido