Crédito de imagem: Priscila Zambotto/Getty Images/reprodução

A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s elevou, em 19 de dezembro, a nota de crédito do Brasil pela primeira vez em 12 anos. O país saiu da classificação BB- para BB, sobretudo em razão da reforma tributária, aprovada pelo Congresso Nacional no dia 15, conforme aponta a agência em comunicado.

“Elevamos o rating [nota] de longo prazo em escala global do Brasil após a recente aprovação de uma reforma tributária. Embora seja implantada gradualmente, a reforma representa uma revisão significativa do sistema fiscal e se traduzirá provavelmente em ganhos de produtividade a longo prazo”, explica a instituição em nota.

O que são agências de classificação de risco?

As agências avaliam as contas de um país (ou companhia) e dão notas para informar se é seguro ou não investir nele. Empresas, acionistas e outros governos consultam essas notas para garantir que vão receber de volta o dinheiro que emprestam ou investem em certo país, por exemplo. Além da Standard & Poor’s, outras agências importantes são Moody’s e Fitch Ratings.

Reforma tributária: envolve mudanças significativas na estrutura de cobrança de impostos dentro de um sistema econômico, como o de um país. Clique aqui ou na reportagem abaixo para saber, em mais detalhes, o que é a reforma tributária brasileira.

A Standard & Poor’s era a última das três agências principais que mantinha o Brasil a três níveis do grau de investimento (entenda o sistema de classificação de cada agência no infográfico abaixo). A perspectiva esperada pela agência para o Brasil, no entanto, é de estabilidade, ou seja, espera-se que o país apresente nos próximos anos um desenvolvimento econômico lento, sem grandes saltos. “O crescimento econômico positivo, mas ainda consideravelmente fraco (…) continua a restringir a qualidade de crédito [investimento] do Brasil”, declara a S&P.

Grau de investimento: garantia mínima de que o país não dará calote na dívida pública. No infográfico abaixo, as notas em verde e amarelo são os níveis do grau de investimento. Atualmente, o Brasil se encontra em uma classificação intermediária, chamada de grau especulativo.

Comparativo de sistemas de notas das três principais agências de classificação de risco. Arte: Joca

Glossário

Congresso Nacional: órgão que exerce as funções do Poder Legislativo, elaborando e aprovando leis para a administração do país. Abriga o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Fica localizado no Palácio do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Fontes: S&P Global, Tesouro Nacional, Senado, Agência Brasil e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido