Estudante recebe álcool em gel antes de entrar na escola. Foto: Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em uma entrevista coletiva realizada no dia 9 de março que o uso de máscaras para a covid-19 deixará de ser obrigatório em ambientes abertos – como parques, shows e eventos ao ar livre. A medida passou a valer a partir do mesmo dia.

No anúncio, Doria avisou que a decisão também será aplicada a todas as escolas do estado (tanto da rede pública como privada). Isso quer dizer que, em lugares como pátios e quadras abertas, as máscaras não serão mais obrigatórias, ao contrário de ambientes fechados.

Outros locais, como Rio de Janeiro e Distrito Federal, tomaram a mesma decisão alguns dias antes. Já o Maranhão tinha optado pelo uso obrigatório apenas em lugares fechados em novembro, mas a decisão foi cancelada com o avanço da variante ômicron.

“A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida. É um novo momento na vida e no trabalho.”

Afirmou João Doria no pronunciamento.

No portal do governo de São Paulo, as autoridades defendem que a decisão foi tomada com base em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo, que afirma que houve uma redução de 56% no número de óbitos por covid-19 no último mês. 

Nas escolas do estado, as máscaras continuam sendo obrigatórias em ambientes fechados. Foto: Antonio Ojeda/Agencia Press South/Getty Images

Outra medida anunciada por ele é que eventos culturais, de lazer e esportivos (como jogos de futebol) podem ter a capacidade total de público, desde que o comprovante de vacinação contra a covid-19 seja apresentado. Antes disso, apenas 70% da capacidade máxima estava liberada. 

Existe uma previsão para deixar de usar máscara em lugares fechados?

Durante o pronunciamento, o governador manteve a obrigação do uso de máscaras em locais fechados, como no transporte público e em consultórios médicos. Entretanto, ele avisou que essa decisão pode mudar ainda no mês de março.

Fontes: Agência Brasil, Folha de S.Paulo, Governo de São Paulo e Secretaria de Saúde do Maranhão.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • aluno.somar5

    2 anos atrás

    muito legal essa noticia.

  • aluno.somar12

    2 anos atrás

    acho bem legal trazer a tona que a pandemia não acabou, e continuar a nos proteger, e reforça o uso das mascaras

  • nandaqbatista@gmail.com

    2 anos atrás

    é a vidaaaaaaaaaa😊😊😊😊

  • Luisa Lamega

    2 anos atrás

    Que noticia boa! Apesar de o uso nao ser mais obrigatorio nao podemos relaxar! Ainda devemos manter a higiene para a segunranca de todos nós! Nao vejo a hora de nos livrarmos totalmente dessa mascara

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido