O Ministério da Saúde brasileiro promoveu, em 11 março, um seminário para a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, após exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia no mundo. A ideia é criar um espaço no Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro
O Ministério da Saúde brasileiro promoveu, em 11 março, um seminário para a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, após exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia no mundo.
A ideia é criar um espaço no Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (RJ) que mescle intervenções artísticas com fatos históricos e científicos da pandemia, além de explicar qual foi o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao vírus. “No futuro, o memorial deverá abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate todos os episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, como também os momentos de êxito e descoberta como as primeiras vacinas”, explica o governo em nota.
O evento terminou no dia 12, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (documento que afirma o compromisso) entre os ministérios da Cultura e da Saúde. “O memorial é uma das formas de cuidar dos efeitos ainda presentes daquele momento traumático. Lembrar para aprender e transformar, para podermos verdadeiramente seguir em frente”, afirma Nísia Trindade, ministra da Saúde.
Glossário
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS): agência global da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em saúde. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): sistema público (ou seja, de acesso gratuito à população) de saúde do Brasil.
FONTES: MINISTÉRIO DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA CULTURA, OMS, NÍSIA TRINDADE LIMA (X) E AGÊNCIA BRASIL
DIÁRIO COLETIVO DA PANDEMIA
No livro Diário Coletivo da Pandemia, lançado pela editora Magia de Ler, nós acompanhamos o dia a dia de crianças e adolescentes de diversos países que nos contaram como foi conviver com o lockdown e a pandemia do novo coronavírus.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.