O Ministério da Saúde brasileiro promoveu, em 11 março, um seminário para a criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, após exatos quatro anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia no mundo. 

A ideia é criar um espaço no Centro Cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (RJ) que mescle intervenções artísticas com fatos históricos e científicos da pandemia, além de explicar qual foi o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao vírus. “No futuro, o memorial deverá abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate todos os episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, como também os momentos de êxito e descoberta como as primeiras vacinas”, explica o governo em nota. 

O evento terminou no dia 12, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (documento que afirma o compromisso) entre os ministérios da Cultura e da Saúde. “O memorial é uma das formas de cuidar dos efeitos ainda presentes daquele momento traumático. Lembrar para aprender e transformar, para podermos verdadeiramente seguir em frente”, afirma Nísia Trindade, ministra da Saúde.

#pracegover: ilustração em 3D do coronavírus. Ele é arredondado, na cor azul e contém diversas ramificações avermelhadas saindo de toda a superfície. Crédito de imagem: Getty Images

Glossário

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS): agência global da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em saúde. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): sistema público (ou seja, de acesso gratuito à população) de saúde do Brasil.

FONTES: MINISTÉRIO DA SAÚDE, MINISTÉRIO DA CULTURA, OMS, NÍSIA TRINDADE LIMA (X) E AGÊNCIA BRASIL

DIÁRIO COLETIVO DA PANDEMIA
No livro Diário Coletivo da Pandemia, lançado pela editora Magia de Ler, nós acompanhamos o dia a dia de crianças e adolescentes de diversos países que nos contaram como foi conviver com o lockdown e a pandemia do novo coronavírus.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 220 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido