O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, em 23 de março, que a reinauguração do Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, deve acontecer no primeiro semestre de 2026. Até então, a previsão de reabertura do local, destruído em um incêndio em 2018, era para 2027. Segundo o ministro, que visitou o museu no fim de março, as obras estão adiantadas.

“Estamos conversando com nossos parceiros, vamos garantir os recursos e antecipar o calendário”, disse Camilo Santana. “O investimento total é de 440 milhões ou 450 milhões de reais, falta captar 180 milhões, essa é nossa missão agora”, contou ele durante entrevista em frente ao museu.

#pracegover: Fachada recuperada do Museu Nacional após quatro anos do incêndio. Prédio é grande, tem diversas janelas. As paredes são num tom de amarelo claro. Na frente há uma estátua. Crédito de imagem: TÂNIA RÊGO_AGÊNCIA BRASIL/FOTOS PÚBLICAS

O que é o Museu Nacional?
A instituição foi criada durante o reinado do português dom João VI, em 1818. No início, o museu ocupava outro endereço no Rio de Janeiro. Em 1892, o acervo foi para o Palácio São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, que tinha sido residência da família real portuguesa e da família imperial brasileira até 1889.

O Museu Nacional tinha o maior acervo de história de ciência natural da América Latina. Durante o incêndio de 2018, 85% dos cerca de 20 milhões de itens foram destruídos. Em setembro de 2022, uma parte das obras foi concluída com a entrega da fachada e do jardim da parte da frente do palácio.

Fontes: Estadão, Ministério da Educação e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido