Glória Maria iniciou a carreira de jornalista na TV Globo, em 1971. Foto: Instagram/reprodução

A jornalista Glória Maria Matta da Silva morreu, em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ). Em 2019, Glória Maria foi diagnosticada com câncer no pulmão e metástase no cérebro, mas se recuperou depois de tratamento cirúrgico e imunoterapia. Porém, “em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais, que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, disse a TV Globo em nota à imprensa.

Metástase: é quando um novo tumor é formado a partir de um primeiro por meio do desprendimento e locomoção de algumas de suas células.

Imunoterapia: tipo de tratamento que incentiva as células imunológicas do próprio corpo a combater uma infecção ou lesão. Essas células são responsáveis pela proteção do nosso organismo.

A jornalista construiu uma carreira de mais de 50 anos e se tornou referência da área. Glória Maria conquistou diversos marcos na televisão brasileira: foi a primeira repórter do Jornal Nacional — noticiário da TV Globo — a entrar no ar ao vivo e em cores; participou da primeira transmissão em HD (imagem de alta definição) da TV nacional; e foi a primeira mulher a estar à frente do Fantástico, programa jornalístico semanal também da Globo. Ela chegou ao programa em 1986 e o apresentou de 1998 a 2007.

Em 2009, durante uma pausa de dois anos que Glória fez na carreira, ela adotou suas duas filhas, Maria e Laura, que conheceu em um abrigo para órfãos na Bahia. A partir de 2010, a jornalista integrou a equipe do Globo Repórter, atuando como repórter por nove anos e passando a apresentá-lo depois disso.

Glória Maria ficou conhecida pelas aventuras que fez ao redor do mundo, conhecendo culturas de mais de 150 países e entrevistando celebridades, como Michael Jackson e Britney Spears. Ela também foi a primeira jornalista brasileira a estar em um ambiente de gravidade zero. Assista no vídeo abaixo.

Fontes: TV Globo, Memória Globo e Biblioteca Virtual em Saúde.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Costanza Howell Davies Gomes

    1 ano atrás

    Oiii

  • Milena Varizano

    1 ano atrás

    Uma jornalista incrível!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido