Crédito da imagem: Michael Swensen/Getty Images

Os moradores de East Palestine, em Ohio, na área central dos Estados Unidos, continuam exigindo respostas sobre as condições ambientais após o descarrilamento de um trem que transportava produtos químicos tóxicos na cidade. O acidente, que aconteceu no dia 3 de fevereiro, levantou preocupações quanto à poluição do ar, solo e água. Dos 141 vagões de trem, 20 transportavam materiais tóxicos como cloruro de vinilo. A exposição a esses compostos aumenta as chances de as pessoas desenvolverem determinadas doenças.

Logo após o acidente, o prefeito da East Palestine, Trent Conaway, declarou estado de emergência. No dia 6 de fevereiro, o governador de Ohio, Mike DeWine, ordenou a evacuação obrigatória de todos os residentes num raio de 3,2 quilômetros do descarrilamento. No entanto, a ordem foi suspensa após a Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental, em tradução livre) conduzir testes no ar e água, determinando que a área era segura e que os residentes podiam retornar.

Além do EPA, representantes de outras entidades do governo federal, como a Federal Emergency Management Agency (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências), visitaram os bairros afetados e conversaram com a população.

A EPA também ordenou que a Norfolk Southern, empresa de transporte proprietária do trem acidentado, fizesse testes para a presença de dioxinas, outro componente químico que pode ser altamente tóxico. Até o momento, os testes realizados sugerem que é pouco provável que o produto tenha sido liberado no ar.

Isso não tranquilizou os residentes de East Palestine. No dia 2 de março, funcionários da Norfolk Southern participaram de uma reunião na prefeitura da cidade. Nesse encontro, os moradores expressaram seu receio pelas consequências ambientais do acidente, que são ainda incertas, e não ficaram satisfeitos com a falta de respostas claras dos funcionários da empresa.

Atualmente, estão em curso as obras de remoção dos trilhos do trem próximo ao acidente, com o objetivo de analisar e limpar o solo. O processo inclui a remoção dos trilhos, escavação e amostragem do solo abaixo deles e, finalmente, sua substituição. O processo de limpeza do local incluiu, até agora, a transferência de milhões de resíduos líquidos para outros estados, como Texas e Michigan. Resíduos sólidos, cerca de 1.400 toneladas, também foram embarcados, novamente para Michigan e Indiana.

A vida está longe do normal em East Palestine um mês após o descarrilamento do trem que causou ondas de choque em todo o país, com os moradores permanecendo em casa e os negócios ainda fechados. As equipes de várias agências norte-americanas continuam trabalhando na limpeza de produtos químicos tóxicos que ainda estão em East Palestine.

Fontes: CBS e The New York Times.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido