Um mergulhador encontrou milhares de moedas do Império Romano enquanto explorava a costa de Arzachena, no nordeste da ilha de Sardenha, Itália. Estima-se que foram encontradas de 30 mil a 50 mil moedas de bronze em um estado surpreendente de conservação. O anúncio da descoberta foi feito em 4 de novembro, pelo Ministério da Cultura italiano. 

Após encontrá-las, o homem notificou as autoridades, que foram até o local para recolhê-las. Ao analisar as marcações das moedas, os pesquisadores concluíram que elas são do período entre 324 e 340 depois de Cristo (d.C.). “As operações de restauro e conservação das moedas permitirão aprofundar o conhecimento da época”, diz o comunicado oficial, em tradução livre do italiano. 

#pracegover: três mergulhadores, com roupas específicas para a atividade (incluindo cilindro de oxigênio), estão buscando moedas no fundo do mar. Crédito de imagem: reprodução

Segundo Luigi La Rocca, diretor-geral do departamento de arqueologia, belas-artes e paisagem do Ministério da Cultura, o tesouro encontrado é uma das descobertas numismáticas mais significativas dos últimos anos. “Destaca, mais uma vez, a riqueza e a importância do patrimônio arqueológico que as profundezas dos mares — atravessados por homens e mercadorias desde os tempos mais antigos — ainda guardam e conservam”, disse em nota. 

#pracegover: detalhe da mão de um dos mergulhadores segurando uma moeda no fundo do mar. Crédito de imagem: reprodução

Glossário

IMPÉRIO ROMANO: período histórico de Roma que se iniciou em 27 antes de Cristo (a.C.), com o assassinato do líder político e militar Júlio César. O império chegou a dominar partes da Europa, Ásia e norte da África. Em 395 d.C., dividiu-se entre Império Romano do Ocidente, que durou até 476, e Império Romano do Oriente (ou Bizantino), que durou até 1453.

NUMISMÁTICA: ciência que estuda moedas e cédulas.

FONTES: MINISTÉRIO DA CULTURA DA ITÁLIA E THE GUARDIAN.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido