Milhares de cidadãos voltaram a protestar nas ruas de Hong Kong nos dias 27 e 28 de julho. As manifestações fazem parte de uma onda de protestos que assolam o território há oito fins de semana consecutivos. Houve atritos entre manifestantes e policiais.

Os participantes alegam que a polícia usa de brutalidade contra manifestantes pacíficos. A polícia, por  sua vez, afirma que muitos manifestantes estavam agindo de forma agressiva e, por isso, precisou intervir.

As manifestações em Hong Kong começaram no dia 9 de junho, quando cidadãos saíram às ruas para pedir o fim de um projeto de lei que propunha que suspeitos de crimes fossem enviados para a China e julgados por autoridades chinesas (saiba mais abaixo).

Com o passar do tempo, parte dos manifestantes também começou a pedir investigações sobre  policiais que fizeram uso excessivo da força nos protestos e a saída da chefe de governo local, Carrie Lam, entre outras reivindicações.

Perguntas e repostas sobre os protestos em Hong Kong

Qual é a relação entre a China e Hong Kong?
Hong Kong possui certa autonomia em relação à China. Por 99 anos, o território pertenceu aos britânicos, que só devolveram Hong Kong aos chineses em 1997, sob a condição de que a área teria um sistema de leis independente (em relação ao chinês) até 2047. Isso significa que os moradores não precisam seguir as mesmas determinações que os chineses — Hong Kong tem o próprio sistema de leis e mais liberdade de expressão, por exemplo.

O que dizem os manifestantes contrários ao projeto de lei que pretendia enviar suspeitos de crimes para a China?
Eles afirmam, entre outras coisas, que o projeto de lei desrespeita a autonomia de Hong Kong e  permite que a China exerça algum tipo de controle sobre a ilha, já que os suspeitos de crime seriam julgados a partir das leis chinesas e não das leis de Hong Kong.

O que o governo alega?
Segundo a chefe de governo de Hong Kong, Carrie Lam, a medida era importante para que o território não virasse um “paraíso” para criminosos, ou seja, um local onde eles não seriam punidos. No entanto, em razão dos protestos, no dia 15 de junho, Lam suspendeu o projeto de lei. Ainda assim, muitos manifestantes disseram que continuariam protestando enquanto a medida não fosse completamente
descartada.

Há manifestações a favor do projeto de lei?
Os organizadores estimam que 103 mil pessoas tenham participado de um protesto a favor, em 20 de julho. Nele, manifestantes levaram bandeiras da China e cartazes de apoio à polícia.

#pracegover: multidão toma às ruas de Hong Kong. É possível ver outdoors pelas ruas, com escritos na língua local. Crédito de imagem: Chris McGrath_ Anthony Kwan_Getty Images.

Fontes: Climatempo, Diário de Notícias, Exame, Folha de S.Paulo, G1, Terra, Veja São Paulo, UOL e World Weather Attribution

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido