Crédito de imagem: Getty Images

No dia 5 de abril, os presidentes de 11 países da América Latina e Caribe se comprometeram com um plano para tentar reduzir a inflação (aumento generalizado dos preços). O acordo envolveu México, Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, Venezuela e São Vicente e Granadinas. 

A ideia é simplificar a compra e venda de produtos entre países da América Latina e Caribe, diminuindo burocracia e taxas, por exemplo. É esperado que, ao facilitar a circulação de produtos, o mercado fique aquecido e a velocidade do aumento de preços diminua. 

A reunião que definiu o plano foi organizada por Andrés Manuel López Obrador, presidente do México. “Podemos fazer trocas econômicas, comerciais, se concordarmos e removermos obstáculos, tarifas, medidas sanitárias e cada país tiver algo a oferecer. Tudo para que alimentos e produtos básicos possam chegar a um preço melhor”, declarou Obrador em seu discurso oficial.

Para isso, será criado um “grupo de trabalho técnico” com representantes de cada governo que atuarão juntos para desenvolver e ajudar a implantar as ideias de cooperação.

Fontes: UOL e Istoé.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Caique Magalhães Silva

    1 ano atrás

    E bom saber que o preço das coisas vai diminuir

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido