Em 21 de março, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com uma ação contra a Apple por tentativa de monopólio de mercado. Crédito de imagem: Olson/Getty Images/reprodução

Departamento de Justiça dos EUA processa Apple

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA), aliado a 16 procuradores-gerais (agentes públicos dos tribunais) estaduais e distritais, entrou, em 21 de março, com uma ação contra a Apple por tentativa de monopolização do mercado de smartphones. A denúncia alega que a empresa fabrica aparelhos e aplicativos que tornam os consumidores dependentes dos produtos da marca. “Esse processo ameaça quem somos e os princípios que diferenciam os produtos da Apple em mercados fortemente competitivos”, disse um representante da companhia em resposta oficial.

Fontes: Departamento de Justiça dos EUA, Reuters e G1.


Kate Middleton anuncia diagnóstico de doença

Em vídeo, Kate diz estar passando por tratamento contra câncer. Crédito de imagem: vídeo/reprodução

No dia 22 de março, Kate Middleton, princesa de Gales, contou em vídeo publicado nas redes sociais que está tratando um câncer ainda em estágio inicial. O anúncio surgiu após uma série de especulações que ganharam força na internet depois de Kate não aparecer em público desde janeiro.

Fontes: G1, O Globo, BBC, Instagram do príncipe e da princesa de Gales.


Finlândia é eleito o país mais feliz do mundo pela sétima vez

No Dia Internacional da Felicidade, 20 de março, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Universidade de Oxford e outros colaboradores, divulgou um levantamento anual que avalia quão feliz a população mundial e de cada país está. No estudo, a Finlândia ocupou, pela sétima vez, o topo do ranking; já o Brasil ficou na 44º lugar em uma lista de 143 nações. O “Relatório mundial da felicidade” considera dados econômicos, sociais e de saúde para avaliar o bem-estar de cada sociedade.

Fontes: The World Happiness Report e National Geographic.


Cidade de Fukuyama busca por gato intoxicado de produtos químicos

Pegada deixada pelo felino após cair no tanque de componentes tóxicos. Crédito de imagem: Nomura Plating/divulgação

Moradores da cidade de Fukuyama, no Japão, receberam um alerta, em 13 de março, para que não se aproximassem de um gato desaparecido que caiu em um tanque de produtos tóxicos. As autoridades acreditam que o felino conseguiu escapar das dependências da fábrica Nomura Mekki, após deixar pegadas sujas de substâncias químicas.

Fontes: Asahi, The New York Times e Veja.


El Salvador tem cerco de 6 mil soldados e policiais no norte do país

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou, em 24 de março, que cinco mil soldados e mil policiais cercaram os bairros de San José Cancasque, San Antonio los Ranchos, Potonico e San Isidro Labrador, no norte do país, para lutar contra a ação de gangues criminosas da região. A ação veio dias após a prisão de suspeitos por dois homicídios. Bukele ficou conhecido pela política intensa “antigangues” de seu governo.

Fontes: Nayib Bukele (X), CNN, BBC e UOL.


Aurora boreal é vista nos Estados Unidos e Reino Unido

Em 25 de março, quem esteve nas regiões sul e centro-oeste dos Estados Unidos e no norte do Reino Unido teve a chance de ver a aurora boreal, fenômeno que projeta luzes e desenhos coloridos no céu. No sul da Austrália, as luzes também apareceram, mas ali o fenômeno recebe a denominação de aurora austral — quando o evento acontece em regiões próximas ao polo norte, a aurora é boreal; já se ocorre perto do polo sul, chama-se aurora austral. Segundo a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês), o fenômeno se deu em consequência de uma tempestade solar, em que há forte emissão de radiação eletromagnética do Sol.

Vídeo feito em Lofoten, na Noruega. Usuários de diferentes países compartilharam imagens do fenômeno nas redes sociais.

Fontes: O Globo, G1 e Noaa.


Terremoto de magnitude 6,9 atinge Papua-Nova Guiné

Cerca de cinco pessoas morreram e quase mil residências foram destruídas após a passagem de um terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter (principal referência para saber a intensidade de tremores) pela região norte de Papua-Nova Guiné, país da Oceania. Segundo as autoridades locais, o número de vítimas pode ser ainda maior e as equipes de emergência ainda avaliam o impacto do desastre.

Fontes: O Globo, UOL e NDTV.


Região Sudeste do Brasil enfrenta fortes chuvas

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, fez uma visita a Mimoso do Sul (ES), uma das cidades mais atingidas pela enxurrada. Crédito de imagem: Secom ES/via Fotos Públicas/reprodução

A Região Sudeste do Brasil foi acometida por intensas chuvas que tiveram início em 22 de março. O estado do Espírito Santo (ES) registrou 17 mortes, 5.200 desalojados (quem precisou deixar sua casa) e 255 desabrigados (quem perdeu a casa), de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado no dia 24 de março. As tempestades foram causadas por uma frente fria que atingiu as regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul na semana do dia 12 de março.

Fontes: Folha de S. Paulo, G1 e Defesa Civil do Espírito Santo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • avenues10

    3 semanas atrás

    Que bom

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido