No dia 2 de março, LeBron James, astro norte-americano do basquete, tornou-se o primeiro atleta a atingir a marca de 40 mil pontos na NBA (liga de basquete dos Estados Unidos, a principal do mundo), considerando a temporada regular do campeonato. O feito aconteceu em partida contra o Denver Nuggets, que acabou levando a melhor e venceu o Los Angeles Lakers, de LeBron, por 124 a 114. O jogo foi realizado no ginásio Crypto.com Arena, em Los Angeles, EUA.

O atleta começou a partida precisando de nove pontos para chegar aos 40 mil e terminou marcando 26. “Ninguém nunca conseguiu isso, e estar nessa posição neste ponto da minha carreira é bem legal. É o maior feito da minha carreira? Não. Significa algo? Com certeza, por que não significaria? Conquistas nessa liga, com os maiores que já jogaram na NBA, são um sonho. Esses feitos e marcas significam algo para mim (…)”, disse LeBron após o jogo.

#pracegover: LeBron está correndo com a bola de basquete em mão. Ele veste camisa, shorts e tênis amarelo com detalhes roxos. Crédito de imagem: RONALD MARTINEZ/GETTY IMAGES E DOUG PENSINGER/GETTY IMAGES

Quando a pontuação de partidas em outros torneios, como pela seleção dos EUA, soma-se aos pouco mais de 40 mil batidos na NBA, em 2 de março, o jogador chega ao total de 49.629 pontos. É uma diferença pequena para superar o recorde do brasileiro Oscar Schmidt, que marcou 49.737 pontos ao longo da carreira. 

No dia seguinte ao feito de LeBron, o perfil oficial da NBA no Brasil no X (antigo Twitter) fez uma postagem comparando os pontos do atleta e o recorde do brasileiro.

Quem é Oscar Schmidt? 

Apelidado de “Mão Santa”, Oscar nasceu em Natal (RN), em 1958. Ele jogou basquete por mais de 30 anos, em times do Brasil e da Europa, além de atuar pela seleção brasileira, que o levou a cinco edições da Olimpíada. Entre seus feitos está o ouro no Pan-americano de 1987, com a camisa verde e amarela, em vitória sobre a seleção dos EUA. Oscar deixou de jogar em 2003.

#pracegover: Oscar está prestes a arremessar a bola de basquete. Ele veste camiseta, shorts e tênis pretos com detalhes em verde e amarelo. Crédito de imagem: RONALD MARTINEZ/GETTY IMAGES E DOUG PENSINGER/GETTY IMAGES

MAIORES PONTUADORES DA NBA (TEMPORADA REGULAR ATÉ 2/3) 

1. LeBron James 40.017 pontos
2. Kareem Abdul-Jabbar 38.387 pontos
3. Karl Malone 36.928 pontos
4. Kobe Bryant 33.643 pontos
5. Michael Jordan 32.292 pontos

FONTES: ESTADÃO, GE, NBA, PERFIL NO X DA NBA NO BRASIL, REUTERS E SITE OFICIAL DE OSCAR SCHMIDT.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 219 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido