O Ministério da Sa´úde inaugurou, em 10 de novembro, o Programa Nacional de Acesso à Água Potável em Terras Indígenas (Pnati), com o objetivo de levar água de qualidade para as comunidades de povos originários de todo o país. O projeto foi publicado no Diário Oficial da União (veículo de comunicação oficial do governo brasileiro) no dia seguinte, 11 de novembro.

Segundo dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), apenas 45% da população indígena atendida pela Sesai tem acesso à água tratada e de qualidade. Pela falta de água potável, essas pessoas acabam enfrentando problemas como longas viagens até fontes de água seguras, doenças e taxas elevadas de mortalidade infantil (crianças que morrem por contaminação da água consumida).

O Pnati tem a meta de aumentar a porcentagem atual de povos indígenas com acesso à água de qualidade para 78%, por meio de ações de curto (zero a quatro anos, a partir do lançamento do programa), médio (quatro a 12 anos) e longo prazos (12 a 20 anos). A ordem de atendimento às comunidades será estabelecida por critérios como grau de risco a que estão expostas, número de habitantes por aldeia e facilidade de acesso.

Fontes: Agência Brasil, Diário Oficial da União e Ministério da Saúde.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 198 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido