O Google irá oferecer uma série de ferramentas para facilitar a identificação de informações falsas em buscas feitas na plataforma. A novidade foi anunciada em 11 de agosto, assim como uma pesquisa, financiada pela empresa, que revelou que 44% dos brasileiros acreditam receber fake news (notícias falsas) diariamente.

Os dados (levantados pela YouGov, uma companhia que faz pesquisas) ainda mostram que cerca de 39% das pessoas afirmam já ter compartilhado por engano uma informação falsa na internet e que 62% recebem conteúdos enganosos toda semana.

Para combater esse cenário, o Google criou um recurso, já disponível no Brasil, especialmente voltado para notícias de última hora. Com a novidade, quando o usuário pesquisa por um assunto muito recente, o site de buscas emite um alerta caso ainda não haja tantas fontes confiáveis disponíveis e aconselha o leitor a retornar em outro momento para saber mais.

Outras novidades
As funções “Sobre esta página” e “Sobre este resultado” são outros recursos que estão sendo aprimorados pela companhia. Com eles, as pessoas poderão acessar as informações disponíveis sobre determinada fonte, como suas avaliações on-line e há quanto tempo existe. Por fim, o Google está trabalhando para aperfeiçoar os destaques que aparecem no topo da página de pesquisa após uma busca. Em razão de falhas em seus algoritmos, os trechos destacados ainda podem trazer dados falsos.

Um exemplo é utilizado pela própria empresa: quem busca pela informação “quando Snoopy assassinou Abraham Lincoln”, encontra como resposta de destaque a data do assassinato de Lincoln (que foi presidente dos Estados Unidos) em vez de algo como a seguinte frase: “Snoopy não assassinou Abraham Lincoln”.

Fake-news-snoopy
#pracegover: a montagem mostra Snoopy atacando Abraham Lincoln, com um X vermelho na frente e a frase “fake news”. Crédito: MONTAGEM COM FOTOS DE ALBERT L. ORTEGA E HULTON ARCHIVE GETTY IMAGES

Com a atualização, ainda sem previsão de chegada ao Brasil, a inteligência artificial MUM (sigla em inglês para Modelo Multitarefa Unificado) será capaz de identificar um consenso entre fontes confiáveis da internet para eleger resultados verdadeiros para os destaques.

Fontes: Meio & Mensagem, G1, TecMundo, Metrópoles e TechTudo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 192 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Escola Seraphina-Email: e031690a@educacao.sp.gov.br

    1 ano atrás

    É um absurdo que, 62% de pessoas ainda recebam conteúdos enganosos toda semana. Por isso, achamos muito interessante que o Google tenha desenvolvido ferramentas para combatê-los. Júlia, Davi, Helen e Ynaiane- 5º Ano – Escola Seraphina-Rinópolis-SP

  • Escola Seraphina Etelvina Pagliuso

    1 ano atrás

    É um absurdo que 62% de pessoas ainda recebem conteúdos enganosos toda semana. Por isso, achamos muito interessante que o Google tenha desenvolvido ferramentas para combatê-los. Júlia, Davi, Helen e Ynaiane- 5º Ano-Escola Seraphina-Rinópolis-SP

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido