Rússia sai de tratado que proíbe testes com armas nucleares

No dia 2 de novembro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma lei revogando o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares, criado, em 1996, com o objetivo de proibir testes com armas desse tipo. Segundo a agência de notícias oficial da Rússia, a Tass, Putin declarou voltar atrás na decisão porque os Estados Unidos e a China também não ratificaram o acordo. Segundo ele, a Rússia não realizará nenhum teste nuclear, desde que os EUA também não o façam.

FONTES: FOLHA DE S.PAULO, G1, TASS E UOL.

Vinte e oito países assinam acordo sobre inteligência artificial

No dia 1o de novembro, 28 nações assinaram a Declaração de Bletchley, primeiro documento que visa promover o desenvolvimento seguro da inteligência artificial (IA). O acordo foi publicado na abertura da primeira Cúpula de Segurança de IA, no Reino Unido. Os países se comprometeram a incentivar pesquisas na área, além de cobrar mais transparência das empresas de tecnologia. O conhecimento produzido sobre IA também deve ser compartilhado entre todos que assinaram o documento, o que inclui Brasil, China e Estados Unidos.

#pracegover: diversas pessoas estão paradas lado a lado, sendo um grupo na frente e outro atrás, enquanto posam para a foto. No fundo, o nome do evento em uma parede roxa. Crédito de imagem: Toby Melville – WPA Pool/Getty Images

FONTES: FOLHA DE S.PAULO E REUTERS.

Nova Délhi enfrenta fumaça tóxica e escolas fecham

Em Nova Délhi, capital indiana, as aulas de escolas públicas e particulares foram paralisadas, em 3 de novembro, em consequência do alto nível de poluição no ar. A cidade foi encoberta por uma densa nuvem tóxica, ocasionada pelas condições climáticas e por incêndios florestais, segundo autoridades indianas. A mídia local relatou diversos casos de irritação nos olhos e problemas respiratórios entre os moradores.

FONTES: ARVIND KEJRIWAL (MINISTRO-CHEFE DE NOVA DÉLHI), REUTERS, THE GUARDIAN E O GLOBO

Terremoto atinge oeste do Nepal

Um terremoto atingiu, na noite de 3 de novembro, o oeste de Nepal — país asiático localizado entre a Índia e o Tibete — deixando mais de 150 mortos e causando desabamentos. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a magnitude do abalo foi de 5,6 na escala Richter (principal referência para medir a intensidade de tremores), e o epicentro (ponto na superfície da Terra exatamente acima de onde o fenômeno foi mais intenso) foi no distrito nepalês de Dailekh. O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, visitou a área afetada e instruiu o governo a priorizar o atendimento a vítimas de regiões mais pobres e distantes.

FONTES: PRIMEIRO-MINISTRO DO NEPAL, SEISMONEPAL, USGS E G1.

Foguete reutilizável é testado na China

A empresa chinesa i-Space concluiu com sucesso, em 3 de novembro, o teste de seu foguete reutilizável. Batizada de SQX-2Y, a nave decolou às 3h (horário de Brasília) da base do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizada no deserto de Gobi. A maioria dos foguetes só pode ser usada uma vez, pois perde pedaços importantes no espaço. Nos últimos anos, empresas e governos têm unido esforços para construir naves que possam ser utilizadas mais de uma vez. O exemplo mais famoso são os veículos espaciais da SpaceX, nos Estados Unidos.

#pracegover: foguete branco decolando. Crédito de imagem: reprodução

FONTES: XINHUA NEWS AGENCY E O GLOBO.

Tóquio simula evacuação antimísseis

As autoridades de Tóquio, capital japonesa, organizaram, em 6 de novembro, um treinamento de evacuação para o caso de ataque de mísseis. Cerca de 60 pessoas participaram da simulação, feita na estação de metrô no bairro de Nerima. Elas foram instruídas por policiais e funcionários do centro de prevenção de desastres. Esta é a primeira vez em anos que Tóquio promove esse tipo de ação, e isso se deve, sobretudo, aos testes de disparo de mísseis que a Coreia do Norte tem feito ao longo dos últimos dois anos.

#pracegover: diversas pessoas sentadas no chão, com as mãos sobre a cabeça. No entorno há outras pessoas tirando foto. Crédito de imagem: reprodução

Na Austrália, pesquisadora encontra raro ornitorrinco branco

Um artigo publicado no dia 31 de outubro na revista científica Australian Mammalogy revelou o avistamento de um ornitorrinco completamente branco. Lou Streeting, pesquisadora da Universidade da Nova Inglaterra, encontrou o animal enquanto obtinha dados de um riacho em Nova Gales do Sul, estado na costa leste da Austrália. Normalmente, os animais da espécie apresentam coloração marrom e mais escura. Segundo a pesquisadora, o ornitorrinco encontrado não é albino (quando não há nenhuma pigmentação de cor), pois tem patas, bico e parte da cauda pretas.

#pracegover: ornitorrinco branco nadando. Crédito de imagem: reprodução

FONTES: AUSTRALIAN MAMMALOGY, O GLOBO E VIDA DE BICHO.


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido