Brasil conquista 500ª medalha em Parapan de Jovens 
Luiz Augusto Calixto e Lorenzo Godoy, jogadores de tênis em cadeira de rodas, conquistaram, em 7 de junho, a 500ª medalha do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens — evento multiesportivo para atletas de 12 a 21 anos com deficiência física. A medalha de prata veio após a derrota para atletas da Argentina por 2 sets a 0, em Bogotá, Colômbia. “Poderíamos ter ido melhor (…), mas faz parte. Foi uma grande experiência, de qualquer forma”, disse Luiz em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro. 
Fontes: Agência Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Suíça aprova lei de neutralidade climática até 2050
No dia 18 de junho, a Suíça realizou um referendo (votação para consultar a opinião pública sobre assuntos de interesse geral) em que 59,1% das pessoas votaram a favor de uma lei para que o país tenha neutralidade de carbono até 2050. Ou seja, a Suíça terá que emitir a mesma quantidade de carbono que captura, deixando de poluir o ar. A norma obriga o governo a usar cada vez menos combustíveis fósseis (como petróleo) e desenvolver alternativas mais amigáveis ao meio ambiente. 
Fontes: Exame e Poder360. 

Navio de refugiados naufraga no Mar Mediterrâneo 
Um navio transportando refugiados rumo à Itália afundou em 14 de junho, nas águas internacionais (áreas marítimas que não fazem parte de um país) do Mar Mediterrâneo, próximo à Grécia. Até a publicação desta edição, foram resgatadas pouco mais de cem pessoas e havia 79 mortos. Acredita-se que a embarcação tenha saído da Líbia e carregasse de 400 a 750 passageiros. Refugiados são indivíduos forçados a deixar seu país em razão de situações como guerras, conflitos e perseguições. 
Fontes: Al Jazeera, Gabinete de Imprensa do Primeiro-Ministro da Grécia, IOM-ONU, O Globo e The Guardian. 

China e EUA discutem relação entre os países 
Em 19 de junho, o presidente da China, Xi Jinping, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken (pessoa responsável por lidar com outros países e resolver conflitos internacionais), reuniram-se em Pequim, capital chinesa. As duas nações são rivais no mercado de tecnologia, discordam sobre Taiwan ser um país independente ou não e uma já acusou a outra de espionagem. “Espero que, com esta visita, senhor secretário, você faça contribuições mais positivas para estabilizar as relações entre China e EUA”, afirmou Xi Jinping durante o encontro. 
Fontes: Estadão e G1. 

Tremor e ciclone atingem Sul e Sudeste brasileiros
Dos dias 15 a 17 de junho, um ciclone extratropical se formou próximo à Região Sul do Brasil, gerando fortes chuvas e ventanias que ocasionaram, até o fechamento desta edição, 13 mortes. Já no sul do estado de São Paulo, um tremor de 4.0 na escala Richter pôde ser sentido em uma região conhecida como Vale do Ribeira. Clique aqui para saber mais sobre os fenômenos no portal do Joca.
Fontes: Agência Brasil, Centro de Sismologia da USP, Defesa Civil RS, Defesa Civil SC, Inmet e Observatório Sismológico.

#pracegover: imagem aérea de destruição causada por ciclone: água cobriu boa parte de região. Crédito de imagem: Joel Vargas

Seleção brasileira entra em campo com camisa preta antirracista
Durante o primeiro tempo de um amistoso contra Guiné, em 17 de junho, disputado em Barcelona, Espanha, a seleção de futebol masculina do Brasil vestiu uma versão do uniforme na cor preta. A iniciativa faz parte de uma série de ações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para promover o antirracismo. No mesmo dia, porém, o assessor e amigo do jogador Vini Jr., Felipe Silva, sofreu uma ofensa racista de um dos seguranças do estádio. Ele acionou a polícia e denunciou o caso, que será investigado (saiba mais sobre o racismo no futebol na edição 207).
Fontes: CBF, ESPN e G1.

#pracegover: imagem de Vini Jr. entrando em campo de mãos dadas com um menino. Os dois usam camiseta preta em protesto ao racismo sofrido pelo jogador. Na sequência, em fila, vêm outros jogadores também com o uniforme preto. Ao fundo, é possível ver a arquibancada cheia e fotógrafos registrando o momento. Crédito de imagem: reprodução Instagram

Índia enfrenta onda de calor extremo
Pelo menos 450 pessoas foram hospitalizadas e 98 morreram após uma onda de calor atingir a Índia, com início em 15 de junho. Nos estados mais afetados, Bihar e Uttar Pradesh, foram registradas temperaturas superiores a 42 graus Celsius (oC). Idosos têm sido orientados a ficar em casa e hospitais estão recebendo mais leitos. Estudos, como do grupo acadêmico World Weather Attribution (Atribuição do Clima Mundial, em tradução livre), indicam que as mudanças climáticas são responsáveis pelo calor extremo no país. 
Fontes: Istoé e UOL.

Robôs fazem patrulha em aeroporto de Cingapura
Em 16 de junho, a Força Policial de Cingapura deu uma entrevista coletiva para explicar detalhes sobre robôs com mais de 2 metros de altura que passaram a patrulhar o aeroporto de Changi. A tecnologia está sendo testada há mais de cinco anos e fez algumas rondas em abril de 2023. A ideia é colocar robôs-policiais por toda o país para reforçar a segurança. Em Nova York, nos Estados Unidos, a prefeitura também anunciou, em abril, a volta de robôs-policiais para patrulhas locais. 
Fontes: CNN e O Globo.

#pracegover: robô branco, com símbolo da polícia, anda ao lado de policiais fardados, com trajes azul-marinho, em corredor onde há civis sentados. Crédito de imagem: reprodução

Texto originalmente publicado na edição 208 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido