UTAH, NOS EUA, VAI RESTRINGIR USO DE REDES SOCIAIS POR MENORES DE IDADE
No dia 23 de março, o governador de Utah, nos Estados Unidos, aprovou dois projetos de lei que restringem o uso de redes sociais por menores de idade. A partir de março de 2024, nesse estado, será obrigatório enviar um comprovante de idade para abrir uma conta nas principais plataformas. Quem for menor de idade precisará de uma permissão oficial dos pais, que terão acesso a tudo o que os jovens fizerem nas redes, incluindo mensagens privadas.
Fontes: CNN Brasil e Poder360.

ESPANHA É ATINGIDA POR INCÊNDIO FLORESTAL
No dia 25 de março, um grande incêndio florestal começou na região de Valência, na Espanha, destruindo mais de 4 mil hectares (um hectare tem aproximadamente o tamanho de um campo de futebol). As autoridades locais já estavam preparadas e retiraram, preventivamente, moradores de povoados próximos dos locais mais críticos. Mais de 1.500 pessoas saíram de casa. O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, fez uma declaração ligando o acontecimento às mudanças climáticas. “Esses incêndios em meses tão prematuros [antes do esperado] não deixam de ser uma prova a mais da emergência climática que vive a humanidade”, disse.
Fontes: G1 e UOL.

Esse é o primeiro grande incêndio florestal de 2023 a atingir essa região da Espanha | #pracegover: imagem aérea de fogo atingindo floresta na Espanha. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER VOST COMUNITAT VALENCIA

ALEMANHA TEM GREVE GERAL DE TRANSPORTES
O país parou, em 27 de março, em decorrência de uma greve geral que afetou aeroportos, trens e ônibus. Segundo a associação de aeroportos alemã, ADV, mais de 380 mil passageiros tiveram voos cancelados. A paralisação exige que as companhias de transporte ofereçam salários mais justos aos trabalhadores. Até o fechamento desta edição, os sindicatos das categorias dos profissionais pretendiam manter a greve por 24 horas.
Fontes: ADV, Deutsche Bahn, EVG, G1 e Ver.di.

Trabalhadores em greve na cidade de Potsdam, na Alemanha | #pracegover: Diversas pessoas, vestindo coletes com sinalizadores de trânsito, e segurando bandeiras, protestam enquanto caminham pela rua. Crédito de imagem: Sean Gallup/Getty Images

TORNADO LEVA MISSISSIPPI A ESTADO DE EMERGÊNCIA
A passagem de um tornado no dia 24 de março, acompanhado por fortes tempestades, fez com que o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, declarasse estado de emergência no estado do Mississippi. Os temporais destruíram casas, prédios e espaços públicos, tirando a vida de 23 pessoas (até o fechamento desta edição). Com a declaração de Biden, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês) tem autorização para coordenar operações de resgate e mobilizar recursos para as vítimas.
Fontes: Agência de Gestão de Emergências do Mississippi, CNN Brasil, G1 e The Guardian

Parte da cidade de Rolling Fork, no Mississippi, após a passagem do tornado | #pracegover: Imagem aérea mostra destruição em diversas construções. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER JORDAN HAL

MAIS DE 2 MIL CABEÇAS DE CARNEIRO MUMIFICADAS SÃO ENCONTRADAS NO EGITO
Autoridades egípcias anunciaram, em 26 de março, ter encontrado mais de 2 mil cabeças de carneiro mumificadas no templo de Ramsés II, em Abydos. Os especialistas acreditam que se trata de uma prática religiosa que acontecia durante a dinastia ptolomaica, que governou o Egito entre os anos 303 e 30 antes de Cristo. Também foram achadas estátuas, restos de papiros (antecessor do papel) e pedaços de paredes de um castelo.
Fontes: Folha de S.Paulo e O Globo.

EM ISRAEL, AEROPORTO SUSPENDE VOOS DURANTE PROTESTOS
No dia 27 de março, o Aeroporto Internacional Ben Gurion, o mais importante de Israel, na região de Tel Aviv, suspendeu todos os voos em razão de protestos ao redor do local. Os manifestantes são contrários à reforma no Judiciário que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, está tentando implantar. Eles acreditam que a mudança pode fazer com que o poder responsável por garantir a lei perca a autonomia e se torne muito dependente da opinião dos políticos. No mesmo dia, horas depois, Netanyahu anunciou o adiamento da reforma. Ele, no entanto, afirmou que não está abandonando o projeto.
Fontes: CNN Brasil, G1, TV Cultura e UOL.

NEPAL PROÍBE TURISTAS DE EXPLORAR MONTANHAS SEM A PRESENÇA DE GUIAS
O governo do Nepal proibiu turistas de todo o mundo de realizar caminhadas e escaladas em suas famosas montanhas sem o acompanhamento de guias oficiais do país. A decisão foi comunicada, em 9 de março, pelo Conselho de Turismo do Nepal. A regra passa a valer a partir de abril e tem como principais objetivos reduzir o número de acidentes nessas áreas e diminuir os custos gerados por operações de busca e resgate.
Fontes: CNN Brasil e NTB.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 202 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido