GARIS ENTRAM EM GREVE EM PARIS
No dia 11 de março, o Senado da França aprovou a reforma na previdência do país, que aumenta a idade para se aposentar em dois anos. Vários trabalhadores têm protestado contra a mudança e alguns setores estão em greve desde 6 de março. Um deles é o de garis, responsáveis por recolher o lixo em Paris, capital francesa. Já há mais de 5 mil toneladas de detritos nas ruas da cidade e os sacos de lixo estão empilhados nas calçadas. A reforma da previdência ainda será analisada pelos deputados franceses.
Fontes: ABC News e Metrópoles.

#pracegover: diversas latas de lixo e caixas de papelão estão na frente de um estabelecimento, que tem as paredes e portas brancas. Crédito de imagem: Kiran Ridley/Getty Images

ESQUELETO DE DINOSSAURO SERÁ LEILOADO NA SUÍÇA
O esqueleto de um Tiranossauro rex, espécie que viveu há 67 milhões de anos, será leiloado em 18 de abril. O evento é organizado pela casa de leilões Koller, em Zurique, capital da Suíça. Em comunicado oficial, a casa de leilões afirmou que esta é a terceira vez na história que os ossos de um T-Rex são colocados à venda. O esqueleto tem 3,9 metros de altura, 11,6 metros de comprimento e deve custar em torno de 8,65 milhões de dólares (cerca de 45,1 milhões de reais).
Fontes: G1 e O Globo.

EMBARCAÇÕES COM MAIS DE MIL IMIGRANTES SÃO RESGATADAS NA ITÁLIA
Mais de 1.400 imigrantes foram resgatados, em 11 de março, ao tentar ingressar na Itália atravessando o Mar Mediterrâneo. O resgate foi feito pela guarda costeira e pela Marinha do país, que interceptaram três navios irregulares transportando pessoas que fugiam de seu local de origem (não há confirmação, mas se acredita que sejam indivíduos da Turquia). Segundo o governo italiano, 17.592 imigrantes chegaram ao país desde o começo do ano — quase três vezes mais do que no mesmo período de 2022.
Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, G1, guarda costeira e Marinha italiana

XI JINPING É REELEITO PRESIDENTE DA CHINA
O líder do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, foi reeleito presidente da República Popular da China durante assembleia ocorrida em 10 de março, no Grande Salão do Povo (edifício usado pelos políticos para cerimônias oficiais), em Pequim, capital do país. Com o novo mandato, ele deverá permanecer por mais cinco anos no cargo. Xi Jinping está na presidência desde 2013, e esta será a primeira vez que um político será presidente por mais de dez anos na China.
Fontes: Channel NewsAsia e CNN.

Xi-Jinping-China-KREMLIN-FOTOS-PuBLIC
#pracegover: Xi Jinping está sentado de frente para uma mesa. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata roxa. Ao fundo, algumas bandeiras, como a da China. Crédito de imagem: KREMLIN/FOTOS PÚBLICAS

CICLONE CAUSA FORTES CHUVAS NO NORTE DO PERU
A passagem do ciclone Yaku pelos mares próximos ao norte do Peru intensificou as chuvas na região durante a segunda semana do mês de março. A tempestade fez com que ao menos 600 pessoas ficassem desabrigadas e seis morressem, levando o governo peruano a declarar estado de emergência. O último registro de um fenômeno dessa magnitude na região tinha sido em 2017.
Fontes: Climatempo, G1, governo do Peru e Serviço Meteorológico e Hidrológico do Peru.

#pracegover: homens, vestindo uniforme laranja e capacete branco, estão segurando cones de sinalização em uma rua alagada. À esquerda é possível ver um caminhão preto parado. Crédito de imagem: RESIDENCIA PERÚ/FOTOS PÚBLICAS

CALOR INTENSO ATINGE A ARGENTINA
A Argentina está sofrendo com uma forte onda de calor desde o começo de março. Na capital, Buenos Aires, uma das áreas mais afetadas, os termômetros chegaram a 38o C (graus Celsius) em 2 de março — a maior marca da história do país para o período era de 37,9o C, registrada em março de 1952. O calor provocou a proliferação de um inseto parecido com piolho, conhecido como Caliothrips phaseoli, que causa coceira em contato com a pele e infesta piscinas.
Fontes: Buenos Aires Times, O Globo e Um Só Planeta.

MILHARES DE PESSOAS PROTESTAM NAS RUAS DE ISRAEL
Após três meses de manifestações regulares, cerca de 500 mil pessoas saíram às ruas de diversas cidades de Israel, no dia 11 de março, em manifestações contra mudanças no Poder Judiciário (responsável por executar leis e garantir a justiça). Esse foi o maior número de manifestantes até agora. Os críticos das mudanças propostas pelo governo dizem que elas podem tirar a autonomia do Poder Judiciário e prejudicar a democracia de Israel.
Fontes: BBC e O Globo.

TORNEIO DE VIDEOGAMES NA ARÁBIA SAUDITA TERÁ MAIOR PREMIAÇÃO DA HISTÓRIA
Em 7 de março, o festival Gamers8 divulgou nas redes sociais que terá a maior premiação da história dos campeonatos de esportes eletrônicos: 45 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de reais). O evento será realizado, a partir de 6 de julho, na cidade de Riad, Arábia Saudita, com organização da Federação Saudita de Esports. Entre os games que terão campeonatos no evento estão Dota 2, Rocket League e Fortnite.

Fontes: Gamers8 e The Enemy.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 201 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido