ELON MUSK COMPRA O TWITTER
O empresário Elon Musk, dono da empresa de carros elétricos Tesla, agora também é proprietário do Twitter, sediado nos Estados Unidos. As negociações duraram cerca de seis meses, e a compra foi oficializada em 27 de outubro, por 44 bilhões de dólares (cerca de 235 bilhões de reais). Musk pretende fazer algumas mudanças na rede social, como combater perfis que espalham mensagens em massa (chamadas de bots) e cobrar 8 dólares (em torno de 40 reais na cotação atual) mensalmente para quem quiser usar ferramentas especiais.
Fontes: Folha de S.Paulo e TechTudo.

ELEIÇÕES DE MEIO DE MANDATO ACONTECEM NOS ESTADOS UNIDOS
Cidadãos dos EUA vão às urnas, em 8 de novembro, para as eleições de meio de mandato. Essa votação é realizada na metade do mandato do presidente eleito (neste caso, Joe Biden) e redefine todos os políticos que integram a Câmara dos Representantes (equivalente à dos Deputados, no Brasil) e cerca de um terço dos senadores. Biden é do Partido Democrata e, caso a maioria dos eleitos seja da oposição (Partido Republicano), ficará mais desafiador para ele governar o país nos próximos dois anos. Acompanhe o resultado da votação no portal do Joca: jornaljoca.com.br.
Fontes: Correio Braziliense, Estadão e G1

PALMEIRAS É CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO
Pela 11ª vez, o Palmeiras foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Futebol. A conquista veio em 2 de novembro, antes mesmo do fim do torneio. Isso porque o Internacional, segundo colocado e única equipe com chances de alcançar a pontuação do Palmeiras, perdeu de 1 a 0 para o América-MG, não tendo mais a possibilidade de ultrapassar o adversário. O time paulista continua sendo o maior campeão do Brasileirão, seguido por Santos e Flamengo, que têm oito títulos cada.
Fontes: Lance, R7 e UOL.

#pracegover: Torcida do Palmeiras, segurando bandeiras nas cores verde e branca, vibra em arquibancada. Crédito de imagem: by Ricardo Moreira/Getty Images

FALTA DE GÁS NATURAL ATINGE EUROPA
Uma das consequências da guerra na Ucrânia é que boa parte da Europa está tendo menos acesso ao gás natural, principal combustível usado para gerar energia nos países da região. Isso acontece pela falta do recurso que era fornecido pela Rússia — que atacou a Ucrânia, em fevereiro. Os governos estão adotando estratégias para lidar com a crise. Na Alemanha, prédios e monumentos estão apagando as luzes às 22 horas. Já a Dinamarca está orientando os cidadãos a colocar roupas para secar em varais, deixando de usar secadoras.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.

CLUBES BRASILEIROS CONQUISTAM LIBERTADORES FEMININA E MASCULINA
Em 28 de outubro, o Palmeiras foi campeão pela primeira vez da Libertadores feminina ao derrotar a equipe argentina do Boca Juniors, por 4 a 1. No dia seguinte, o Flamengo (foto) se tornou tricampeão da Libertadores masculina ao vencer o Athletico Paranaense por 1 a 0. Ambas as partidas foram disputadas no Equador, em Quito e Guayaquil, respectivamente. Realizada anualmente, a Copa Libertadores da América é a principal competição entre clubes de países da América do Sul.
Fontes: ESPN, GE e UOL.

#pracegover: Time do Flamengo, vestindo o uniforme do time, camiseta vermelha e preta, e calção branco, segura o troféu de campeão. Ao fundo, a torcida vibra na arquibancada. Crédito de imagem: Hector Vivas/Getty Images

PROTESTOS ACONTECEM NO PERU
No dia 5 de novembro, milhares de pessoas foram às ruas no Peru em manifestações que exigiam que o presidente Pedro Castillo deixasse o cargo. A principal concentração aconteceu em Lima, capital do país, mas também houve protestos em cidades como Cusco, Trujillo e Piura. Atualmente, Castillo está sendo investigado por seis acusações de corrupção. Pessoas que acreditam na inocência do presidente também realizaram manifestações em Lima.
Fontes: DW e UOL.

TEM INÍCIO A COP27
A 27ª Cúpula Internacional do Clima (COP27) começou em 6 de novembro e vai reunir, até o dia 18, cerca de 200 representantes, de diversos países, em Sharm el-Sheikh, no Egito. O objetivo do encontro é negociar, planejar e implantar ações para desacelerar as mudanças climáticas no planeta. O Brasil vai participar do evento para discutir temas como preservação da Amazônia e utilização de energia renovável — gerada a partir do sol, por exemplo.
Fontes: CNN Brasil, COP27 e Folha de S.Paulo. 

AUSTRALIANO ENCONTRA ARANHA COM 200 OVOS DENTRO DO CARRO
O australiano Jared Splatt, de 39 anos, descobriu uma aranha-caçadora no bagageiro de seu automóvel, em 29 de outubro. “Eu me deparei com a visão tenebrosa ao abrir o porta-malas do meu carro, o que não acontecia há um bom tempo. Ela devia estar morando ali por algumas semanas”, disse em entrevista à coluna “Page Not Found”, do portal Extra. A aranha estava agarrada a um saco de ovos com cerca de 200 filhotes. A Austrália é famosa por abrigar animais enormes que, muitas vezes, entram na casa das pessoas.
Fonte: Portal Extra.

#pracegover: Aranha com pelos marrons está agarrada aos ovos brancos, em cima de carro. Crédito de imagem: Reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido