JOE BIDEN DIZ QUE PANDEMIA ACABOU NOS EUA
No dia 18 de setembro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu uma entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS, declarando que a pandemia causada pelo novo coronavírus acabou no país. “Ainda temos um problema com a covid e estamos trabalhando muito nisso, mas a pandemia acabou. Se prestarem atenção, ninguém mais usa máscara. Todo mundo parece estar em boa forma. Por isso acredito que as coisas estão mudando”, ele afirmou. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, cerca de 400 pessoas morrem por dia pela covid-19 no país. Até o fechamento desta edição, a Organização Mundial da Saúde (OMS) seguia classificando a disseminação da doença como pandemia.
Fontes: CNN Brasil e G1.

#pracegover: Joe Biden está diante de um púlpito. Ele veste terno e gravata azul e camisa branca. No bolso do paletó, há um lenço branco. Crédito de imagem: LAN SANTOS/PR_FOTOS PÚBLICAS

IRLANDA MULTA O INSTAGRAM
O órgão regulador de privacidade de dados da Irlanda anunciou, em 5 de setembro, uma multa contra o Instagram no valor de 405 milhões de euros (mais de 2 bilhões de reais). A penalidade foi dada por má administração de dados de menores de idade, como número de telefone e e-mail, que acabaram sendo divulgados de maneira indevida. Isso aconteceu após uma investigação, iniciada em 2020, que se concentrou nas contas em redes sociais de irlandeses de 13 a 17 anos. A Meta, empresa responsável pela Instagram, não se pronunciou sobre o caso.
Fontes: CNN Brasil e Yahoo.

FRANÇA PASSA POR CRISE DE ENERGIA
Desde 17 de setembro, o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes estão apagando as luzes mais cedo para conscientizar a população sobre a crise de energia enfrentada na França. No Louvre, por exemplo, em vez de serem desligadas a uma da manhã, as luzes estão sendo apagadas às 23 horas. A crise energética se deve, além dos reflexos da guerra na Ucrânia (com cortes no abastecimento e aumento do preço do gás), a uma manutenção nas usinas nucleares francesas.
Fontes: Estadão, Exame e Money Times.

CAZAQUISTÃO ANUNCIA QUE A CAPITAL MUDOU DE NOME (DE NOVO)
O parlamento do Cazaquistão aprovou, em 17 de setembro, a mudança do nome da capital do país para Astana. Esta já era o nome da cidade até 2019, quando foi rebatizada para Nur-Sultã. Nenhum dos dois termos, no entanto, é o original da cidade, que se chamava Almaty até 1997. A alteração integra um pacote de reformas proposto pelo atual presidente do país, Kassym-Jomart Tokayev.
Fontes: G1 e UOL

FURACÃO ATINGE PORTO RICO E SEGUE PARA A REPÚBLICA DOMINICANA
Em 18 de setembro, o furacão Fiona atingiu a ilha de Porto Rico (território dos Estados Unidos), trazendo ventos fortes e chuvas intensas, que resultaram em deslizamentos de terra, inundações e queda de energia. “O furacão Fiona está agora sobre a parte leste da República Dominicana. No entanto, as faixas de chuva de Fiona continuarão a impactar Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas”, alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em comunicado traduzido do inglês.
Fontes: ABC News, Agência Brasil, MetSul e NHC.

#pracegover: Imagem de satélite em preto e branco mostra o furacão Fiona se movimentando. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO DE VÍDEO

NA PALESTINA, FAZENDEIRO DESCOBRE MOSAICO MILENAR
O agricultor Salman al-Nabahin encontrou um piso em mosaico no terreno onde mora, localizado no campo de refugiados de Bureij, em Gaza, que deve pertencer à era bizantina — o Império Bizantino surgiu depois do Império Romano, por volta de 330, e durou mais de mil anos. A descoberta ocorreu após algumas tentativas que ele e o filho fizeram de plantar oliveiras, constatando, porém, que elas não criavam raízes profundas. A peça tem de 1.300 a 1.500 anos.
Fontes: BBC, G1 e The Guardian.

GUEPARDOS SÃO REINTRODUZIDOS AO TERRITÓRIO INDIANO
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, lançou, em 17 de setembro, um projeto de reintrodução de guepardos no país, ao liberar, no Parque Nacional de Kuno, três de oito felinos (cinco fêmeas e três machos) trazidos da Namíbia. O guepardo foi declarado extinto na Índia, em 1952, em consequência da caça, além da perda de espaço e comida. Alguns especialistas alertam para as mudanças que a reintrodução do guepardo pode trazer ao ecossistema do país.
Fontes: Firstpost, Istoé, site de Narendra Modi e Voa News

JAPÃO É ATINGIDO POR TUFÃO
O sudoeste do Japão foi atingido pelo tufão Nanmadol, em 18 de setembro — tufão é o nome dado a um furacão quando ele acontece no noroeste do Oceano Pacífico. De acordo com a agência meteorológica do país, foram registradas rajadas de vento de até 235 quilômetros por hora. Houve danos em prédios e rodovias. Duas pessoas haviam morrido até o fechamento desta edição.
Fontes: DW, G1, National Geographic, The Japan Times e UOL


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 194 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido