Senado dos EUA aprova maior pacote climático da história do país
O senado norte-americano aprovou, em 7 de agosto, um projeto chamado Lei de Redução da Inflação. Entre outros itens, a medida deve investir cerca de 430 bilhões de dólares (mais ou menos 2,2 trilhões de reais) nas políticas climáticas e de saúde pública do país, que incluem reduzir a emissão de carbono (gás altamente poluente). O projeto segue agora para aprovação do órgão dos EUA que equivale à Câmara dos Deputados do Brasil.
Fontes: CNN Brasil e Euronews.

Cuba enfrenta incêndio e cortes de energia elétrica
Desde 1º de agosto, a capital de Cuba, Havana, está enfrentando cortes periódicos de energia elétrica. O racionamento acontece das 10h às 14h (horário de Havana), a cada três dias. O objetivo é poupar energia, já que o país está sofrendo com a escassez de recursos. Além disso, Cuba precisa lidar com um gigantesco incêndio em tanques de petróleo, iniciado em 5 de agosto. Até o fechamento desta edição, o fogo ainda não tinha sido controlado. Não há relação entre o incêndio e os cortes de energia elétrica.
Fontes: CNN Brasil e UOL.

Mineiros estão presos embaixo da terra no México
Uma inundação causada por três poços em uma mina de carvão mantém dez pessoas presas no local, desde 3 de agosto, na região de Sabinas, no México. Até o fechamento desta edição, a equipe de mergulhadores responsável pelo resgate não tinha conseguido entrar na mina. No entanto, cinco operários que estavam no local com os outros dez colegas saíram após ser empurrados por uma corrente de água.
Fontes: CNN Brasil, RTP e R7.

Cratera gigante aparece em deserto do Chile

cratera deserto chile 191
#pracegover: foto aérea da enorme cratera no meio do deserto. Crédito de imagem: REPRODUÇÃO TWITTER

Um enorme buraco apareceu próximo à comunidade de Tierra de Amarilla, no deserto de Atacama, Chile, em 30 de julho. Até o fechamento desta edição, a cratera já tinha chegado a 50 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade (o suficiente para abrigar quase seis estátuas do Cristo Redentor empilhadas). O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do governo chileno está investigando as possíveis causas do incidente. Até o momento, não há vítimas relacionadas ao fenômeno.
Fontes: Estadão e G1.

Israelenses e palestinos chegam a acordo e interrompem ataques
Em 7 de agosto, o governo de Israel e militantes da Palestina deram início a um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Isso significa que os conflitos armados que ocorriam entre eles foram interrompidos. A trégua veio após uma negociação mediada por representantes do governo do Egito. No dia 5 agosto, uma nova fase de ataques tinha começado, resultando em mais de 40 mortos. Saiba mais sobre o conflito na edição 171 do Joca.
Fontes: G1 e O Globo.

Silos de grãos desabam na capital do Líbano

desabamento silo no Líbano 191
#pracegover: foto dos silos afetados pelo incidente no Líbano. É possível ver que eles estão danificado. Crédito de imagem: CORBIS VIA GETTY IMAGES

Dois anos após a explosão que atingiu a cidade de Beirute, capital libanesa, os silos (depósitos) de grãos que haviam sido danificados pela tragédia voltaram a desabar. O primeiro desabamento ocorreu em 31 de julho e o segundo, quatro dias depois, no aniversário da explosão, ocorrida em 4 de agosto de 2020. Segundo a mídia local, não há feridos nos incidentes recentes. Saiba mais sobre a tragédia de 2020 na edição 154 do Joca.
Fontes: CNN Brasil e UOL.

Nova Zelândia abre fronteiras para turistas após 28 meses
Depois de manter as fronteiras fechadas por mais de dois anos por causa da pandemia de covid-19, as autoridades da Nova Zelândia decidiram permitir a entrada de turistas de todo o mundo a partir de 1º de agosto — viajantes de 60 países já estavam autorizados desde maio. Quem quiser viajar para lá terá que comprovar que tomou a vacina e realizar dois testes rápidos ao chegar.
Fontes: G1, Poder360 e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 191 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido