Primeiro-Ministro do Peru deixa o cargo
Héctor Valer, primeiro-ministro do Peru, pediu renúncia (ou seja, para sair do cargo) em 5 de fevereiro. Isso aconteceu apenas quatro dias depois de ele assumir a função. A principal razão foi uma série de reportagens publicadas nos jornais do país alegando que o político seria violento na vida pessoal. Mesmo deixando o cargo, Héctor disse que as acusações são falsas.
Fontes: CNN e iG.

Ottawa, no Canadá, entra em estado de emergência por protestos antivacina
No dia 6 de fevereiro, Ottawa, capital do Canadá, declarou estado de emergência (quando a região pode solicitar, por exemplo, ajuda do governo federal para solucionar uma situação) para conter um protesto de caminhoneiros. Eles são contrários à exigência de comprovante de vacinação da covid-19 para trabalhar na área. Os manifestantes bloquearam o trânsito e depredaram monumentos.
Fontes: UOL e Valor.

Rainha Elizabeth completa 70 anos de reinado
No dia 6 de fevereiro, Elizabeth II, de 95 anos, comemorou a marca de 70
anos como rainha do Reino Unido. Ela é a primeira monarca britânica a atingir tantos anos no poder. A celebração foi feita apenas com pessoas próximas à rainha, já que o dia também marca a morte do pai dela, o rei George VI. Moedas comemorativas e selos que representam Elizabeth em diferentes etapas do reinado passaram a circular no país.
Fontes: BBC e Exame.

Mais de 10 bilhões de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no mundo
No dia 18 de janeiro, foi batida a marca de 10 bilhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas em todo o mundo. Quem realizou a contagem foi a organização Our World in Data, em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra. O levantamento também mostrou que cerca de 60% da população mundial recebeu ao menos uma dose da vacina.
Fontes: CNN, Metrópoles e Our World in Data.

Países europeus começam a suspender medidas anticovid
Desde o começo de fevereiro, vários países da Europa passaram a derrubar restrições impostas durante a pandemia. Na Dinamarca, por exemplo, a partir de 1º de fevereiro, o uso de máscaras passou a não ser mais obrigatório e não há mais limitação de público em grandes eventos. Apesar do otimismo dos governos, representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) falaram que este ainda não é o momento ideal para flexibilizar as medidas.
Fontes: DW e Folha de S.Paulo.

Vacinação contra a covid-19 se torna obrigatória na ´´Áustria
A Áustria aprovou, em 5 fevereiro, uma lei que torna a vacina contra a covid-19 obrigatória para maiores de 18 anos. Quem não estiver vacinado poderá ser multado em até 3.600 euros (cerca de 21.800 reais) — é possível cancelar a multa se a vacina for tomada. As novas regras passam a valer em março. Grávidas, pacientes com situação de saúde especial e infectados pelo vírus há menos de 180 dias são considerados exceções à lei.
Fontes: CNN e O Globo.

Madagascar é atingido pelo ciclone Batsirai
Em 5 de fevereiro, o ciclone Batsirai atingiu Madagascar, obrigando cerca de 50 mil pessoas a se deslocar em busca de regiões mais seguras. Houve, ao menos, seis mortes. Segundo Paolo Emilio Raholinarivo, diretor de gestão de riscos da Agência de Gestão de Desastres do país, os ventos tiveram rajadas de até 235 quilômetros por hora (km/h). O ciclone perdeu força, mas a região ainda é afetada por chuvas.
Fontes: G1 e R7.

Fumaça de vulcão em Tonga muda paisagem no Rio de Janeiro
O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado no arquipélago (um grupo de ilhas) de Tonga, no Oceano Pacífico, entrou em erupção em 14 de janeiro. A explosão foi tão grande que partículas da nuvem de fumaça viajaram pela atmosfera e puderam ser vistas, no fim do mês, no céu do Rio de Janeiro, que ganhou tom rosado e alaranjado. Outra consequência foi a criação de tsunamis (grandes ondas) que chegaram a destruir o cabo de fibra óptica que conecta a internet de Tonga (esses cabos, muitas vezes, ficam no fundo dos oceanos).
Fontes: Superinteressante e UOL.

Números da covid-19

MUNDO
Total de casos: 394.381.395*
Total de mortes: 5.735.179*
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 4.840.000.000**
Pessoas totalmente vacinadas: 4.200.000.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde; **Our World in Data; dados de 7 de fevereiro.

BRASIL
Total de casos: 26.599.593
Total de mortes: 632.621
Total de doses aplicadas – 1ª dose: 167.472.201
Total de doses aplicadas – 2ª dose ou dose única: 153.220.525

Fonte: Ministério da Saúde, dados de 7 de fevereiro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 181 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido