Em 23 de maio, começou a valer uma lei na França que proíbe voos domésticos (dentro do país) com duração curta. A determinação se aplica a todos os casos em que for possível fazer uma viagem de trem de até 2 horas e 30 minutos. Com isso, voos entre Paris e Lyon, por exemplo, duas grandes cidades francesas, não irão mais ocorrer. 

A medida não é uma novidade para as companhias aéreas do país. A Air France, por exemplo, deixou de realizar esse tipo de voo nos últimos anos após um acordo com o governo francês, no qual recebeu ajuda financeira durante a crise do setor provocada pela pandemia de covid-19. 

Aeroporto Orly, em Paris, de onde decola boa parte dos voos domésticos na França | #pracegover: pessoas caminhando por aeroporto, algumas na escada rolante, outras pelo saguão. Crédito de imagem: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Motivos e críticas 
A lei faz parte de um pacote de medidas propostas pela Convenção dos Cidadãos Sobre o Clima da França, grupo de 150 pessoas responsável por fazer sugestões para aliviar as mudanças climáticas. O projeto passou a integrar as iniciativas do governo francês para o combate ao aquecimento global, já que aviões emitem grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), gás que intensifica o efeito estufa (saiba mais na página 3). 

Críticos à novidade, contudo, afirmam que a iniciativa tem mais valor simbólico do que prático para conter o aquecimento global. Um deles é Laurent Donceel, chefe interino da Airlines for Europe (A4E, uma associação de companhias aéreas da União Europeia). Ele afirmou, em entrevista à agência de notícias AFP, que os efeitos na redução da emissão de CO2 serão mínimos. 

Por outro lado, uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos, sobre o impacto dos aviões no clima e na qualidade do ar aponta que a emissão de gases do efeito estufa pela aviação contribui “de modo cada vez mais significativo para as mudanças do clima”. De acordo com esse estudo, “as emissões de dióxido de carbono (CO2) atribuíveis à aviação aumentaram anualmente, em média, 2,6% nos últimos 25 anos (segundo dados de 2017 da Agência Internacional de Energia)”. 

Emissão de CO2 por passageiro
Em uma viagem entre Paris e Lyon, na França (cerca de 466 quilômetros), em valores aproximados

Carro (um passageiro) a gasolina: 170 quilos
Voo (apenas ida): 118 quilos
Trem ou metrô: 47 quilos
Ônibus: 28 quilos

Fontes: BBC Brasil, Calculadora Eccaplan, Estadão, International Civil Aviation Organization, National Geographic Brasil e RFI.

Texto publicado originalmente na edição 207 do jornal Joca.

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Comentários (1)

  • Reginaldo De Jesus Cordeiro Júnior

    10 meses atrás

    O joca mostra as mudansas do mundo atraveis de escritas e jornais,e todos nos ficamos enspirados. Com amor e carinho,Rafaela w. 8 anos

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