Uma foto do dia 4 de junho, em que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), aparece “segurando” a Lua, despertou a curiosidade das pessoas nas redes sociais. A imagem registrada pelo fotógrafo brasileiro Leonardo Sens foi planejada durante três anos e, para acontecer, precisou de cálculos e aplicativos de celular para saber o exato instante em que o satélite natural da Terra poderia ser visto entre os braços do monumento. 

Em 2021, Leonardo fez uma primeira tentativa frustrada de conseguir o clique perfeito. Quase deu certo no ano seguinte, mas as nuvens foram o principal obstáculo. As experiências serviram para que ele aprendesse qual era a época do ano em que a Lua se alinhava com a estátua. Assim, usando aplicativos de celular que monitoram o satélite natural, ele descobriu quais eram as noites e os minutos exatos em que isso aconteceria. 

Faltava só ter a sorte de o momento ocorrer quando o céu estivesse limpo. As nuvens, mais uma vez, atrapalharam o processo em 3 de junho. “No dia seguinte, o tempo melhorou e fui cedo na hora planejada. Era só ajustar o tripé e aguardar a Lua se alinhar”, Leonardo explicou em entrevista ao G1. Dessa maneira, ele conseguiu a tão aguardada
imagem, às 6h28. 

Leonardo usou uma câmera profissional para tirar cerca de 400 fotos, em diferentes ângulos. O registro foi feito na praia de Icaraí, em Niterói (RJ), a 11 quilômetros do Cristo Redentor. O monumento é um dos símbolos brasileiros mais conhecidos do planeta, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. 

#pracegover: com o céu escuro da madrugada ao fundo, a foto mostra o Cristo Redentor com uma grande Lua sobre os braços. Crédito de imagem: reprodução Instagram Leonardo Sens

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 208 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido