No dia 11 de maio, uma lei dos Estados Unidos conhecida como Título 42, contra imigrantes ilegais, chegou ao fim. A regra, instituída na pandemia, permitia que autoridades expulsassem de maneira imediata estrangeiros que estivessem no país sem permissão. A justificativa para criar a medida foi evitar a propagação da covid-19 nos EUA. 

Agora que a lei não está mais em vigor, milhares de pessoas se dirigiram para a fronteira do México com os EUA, levando três cidades do estado do Texas a declarar estado de emergência. Para especialistas, o fim da lei pode gerar uma crise na fronteira norte-americana. 

Após a lei Título 42 expirar, imigrantes em busca de asilo vindos do México, na fronteira com o Arizona, aguardam por agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA, em 11 de maio | #pracegover: muitas pessoas, entre adultos e crianças, estão paradas diante de um muro marrom muito alto. Crédito de imagem: Mario Tama/Getty Images

Como funciona a imigração nos EUA? 
Muitos imigrantes cruzam a fronteira do México para tentar melhores oportunidades de vida nos EUA. Só na Flórida, cerca de 770 mil pessoas vivem sem documentação, de acordo com o Instituto de Política de Migração do país. Permanecer ilegalmente nos EUA é crime e pode levar a até dez anos de proibição de entrada na nação. 

Uma das formas mais comuns para estrangeiros legalizarem sua situação em território norte-americano é fazendo um pedido de asilo: a Justiça analisa se a pessoa corre risco em seu país de origem e pode conceder uma autorização de permanência. 

No entanto, com a antiga lei Título 42, imigrantes eram obrigados a retornar para seu país mesmo sem uma resposta judicial sobre o pedido de asilo. Estima-se que, nos últimos três anos, 2,8 milhões de pessoas tenham sido expulsas dos EUA. 

O que acontece agora? 
Em entrevista ao Joca, Renata Alvares Gaspar, professora de relações internacionais da ESPM (SP), afirmou que ainda não está claro qual será a nova política migratória dos EUA. “A questão das migrações é sempre uma pauta muito sensível na política dos EUA. Vamos precisar ver como o presidente Joe Biden vai administrar isso, já que entre Republicanos e, inclusive, entre Democratas [partido de Biden] há um sentimento anti-imigração.” 

A especialista ressalta a importância de a política para imigrantes ser revista nos EUA: “[Existe] um fluxo migratório intenso do México para os EUA desde a década de 1950. Se pensarmos em possibilidades de resolver esse problema, com certeza é necessário fazer coisas muito diferentes daquilo que os EUA vêm fazendo, porque não tem dado certo”, conclui. 

Glossário 

Democratas e Republicanos: são os dois principais partidos dos EUA. O primeiro é formado, em geral, por políticos mais conservadores, como o ex-presidente Donald Trump, enquanto o segundo é composto por políticos com ideias mais progressistas. 

Fontes: BBC Brasil, CNN Brasil, Estadão, G1, governo do Brasil e Reuters. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 206 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido