O brasileiro Filipe Toledo, de 27 anos, conquistou o troféu do Circuito Mundial Masculino de Surfe (WSL, na sigla em inglês), disputado em Trestles, uma praia na Califórnia, Estados Unidos, em 8 de setembro. A final do torneio foi entre ele e outro brasileiro, Italo Ferreira, de 28 anos. Este é o primeiro título mundial de Filipe e a quarta conquista consecutiva do Brasil nas finais de surfe masculino — Gabriel Medina levou o troféu em 2018 e 2021 e Italo, em 2019 (em 2020, o evento foi cancelado em decorrência da pandemia de covid-19).

Os últimos anos foram difíceis para Filipe. Em 2019, o surfista foi diagnosticado com depressão e, desde então, concilia o tratamento da saúde mental com a carreira no surfe. “Para mim, [ter disputado o circuito] já é outra vitória. Só de estar aqui hoje competindo e ter de volta essa vontade de surfar, de dar o meu melhor. O título veio de bônus”, disse Filipe em entrevista ao programa de TV Esporte Espetacular.

Já no circuito feminino, a campeã foi a australiana Stephanie Gilmore, que levou o título mundial pela oitava vez. A brasileira Tatiana Weston-Webb ficou em quarto lugar no ranking feminino, atrás de Stephanie, Carissa Moore (EUA) e Johanne Defay (França).

#pracegover: Filipe Toledo está no mar, surfando em uma onda com sua prancha branca. Ele blusa amarela e short preto. Crédito de imagem: Buda Mendes/Getty Images

OUTRAS CONQUISTAS DE ATLETAS BRASILEIROS EM SETEMBRO
A segunda semana de setembro foi marcada por mais vitórias brasileiras. No mesmo dia em que a final de surfe era disputada, o corredor Alison dos Santos conquistou o título de campeão mundial dos 400 metros com barreiras da Diamond League (o circuito mundial de atletismo) de 2022. A corrida ocorreu no estádio de Letzigrund, em Zurique, na Suíça.

Três dias depois, a seleção masculina de vôlei faturou o bronze no campeonato mundial ao vencer a Eslovênia por 3 sets a 1. Também no dia 11, a brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro em uma das etapas do circuito mundial de judô (último torneio antes do Mundial, que será disputado em outubro).

Por fim, houve a final da Copa América de Basquete, também no dia 11, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, no Recife (PE). A disputa foi entre Brasil e Argentina, que venceu a partida por 75 a 73. Os brasileiros ficaram com a prata.

Fontes: Esporte Espetacular, Globo Esporte, Instituto Italo Ferreira, Lance!, Agência Brasil, Estadão e World Surf League.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 194 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido