Público assiste à projeção durante a exposição Frida Kahlo: A Vida de um Ícone em Sydney, Austrália. Foto: Getty Images/Don Arnold

No dia 1º de fevereiro, estrearam em São Paulo as exposições Frida Kahlo – A Vida de um Ícone e The Art of Banksy: Without Limits, no Shopping Eldorado, em Pinheiros, bairro da zona oeste da capital paulista. 

Com propostas e artistas completamente diferentes, as exposições podem ser visitadas uma após a outra e foram instaladas lado a lado. Elas seguem em cartaz até o dia 30 de abril, e os ingressos custam de 45 a 170 reais e são vendidos separadamente no site do Eventim. As visitas podem ser de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.

As exposições são apresentadas pelo Bradesco, com patrocínio do Shopping Eldorado e produção do grupo DCSET, que também foi responsável por outras exposições imersivas que fizeram bastante sucesso em São Paulo, como Beyond Van Gogh.

Frida Kahlo – A Vida de um Ícone 

Após o sucesso da exposição em Salvador (BA) e também nos Estados Unidos e Europa, Frida Kahlo – A Vida de um Ícone finalmente chega a São Paulo. A mostra, que contém dez ambientes diferentes em um espaço de 2 mil metros quadrados (m²), traz experiências imersivas que retratam a vida e a obra da famosa artista mexicana. 

Com painéis que contam fase após fase a vida de Frida, o público é inserido em contextos importantes que construíram o estilo artístico de Kahlo, mostrando desde características pessoais da artista e suas roupas até suas relações familiares, políticas e amorosas.

Cada espaço relata uma história da vida de Frida. O acidente de bonde que a pintora sofreu aos 18 anos é retratado na exposição de maneira sensorial (isto é, trazendo sensações realísticas para o espectador), levando o público a se sentir de fato imerso na vida da  artista.

A influência da cultura mexicana nas obras de Kahlo, sua relação amorosa com o também artista Diego Rivera e suas manifestações políticas também são fortemente explorados na exposição. De maneira sensível, o programa aborda toda a dor e a verdade presentes nas obras de Frida Kahlo, mas sem trazer obras autorais para a mostra, contando apenas com itens de colecionadores e fotografias históricas.

Com bastante presença digital, o salão principal envolve o público em projeções das obras de Frida, fotografias da artista e filmes originais.

Quem foi Frida?

Frida Kahlo nasceu em 1907, na cidade de Coyoacán, no México. Aos 6 anos, teve poliomielite, doença transmitida pela água e alimentos e que pode causar paralisia nos membros inferiores. Isso fez com que Frida sofresse diferentes tipos de discriminações durante a infância. Seu interesse pela arte começou nessa época, por influência do pai, que era fotógrafo. 

Aos 18 anos, após sofrer um acidente de bonde, Frida passou um longo período na cama. Durante esse tempo, ela usou a arte para expressão pelo o que estava passando.

Com traços marcantes e cores fortes, as obras de Frida abordam diferentes questões, envolvendo principalmente tópicos femininos e pessoais. A forma com que a artista via a si mesma, em meio às suas limitações físicas, também sempre foi tema recorrente em suas pinturas.

Algumas de suas obras mais famosas são Hospital Henry Ford (1932), A coluna partida (1944) e Autorretrato com cabelo cortado (1940). 

Confira alguns detalhes da exposição Frida Kahlo – A Vida de um Ícone

The Art of Banksy: Without Limits

A exposição The Art of Banksy: Without Limits traz mais de 150 obras do artista de rua britânico Banksy, pseudônimo do grafiteiro que se mantém anônimo. Com pinturas, instalações, murais e esculturas de manifestações fortemente políticas, a exposição representa toda a expressividade artística de Banksy, que aborda temas sociais como a guerra, o consumismo exagerado e a violência. 

A mostra foi sucesso na Austrália, Europa e Estados Unidos. São 14 ambientes que reúnem diferentes lados criativos de Banksy, conhecido por sua arte provocativa que mistura humor e ironia.

Um destaque para a exposição no Brasil é a sala dedicada à Ucrânia, que traz reproduções de intervenções artísticas de Banksy em áreas bombardeadas do país durante a guerra com a Rússia. A sala mostra, em meio aos destroços, grafites (pinturas e desenhos feitos em espaços públicos, como muros e construções ao redor da cidade) que representam cenas comuns da vida de pessoas antes de serem interrompidas pela guerra.

A exposição também realizou uma parceria com a VVolunteer, plataforma de ajuda humanitária, para arrecadar doações para os refugiados da guerra na Ucrânia. Na sala destinada ao país, também há QR codes para o público que quiser doar e ajudar a causa.

Quem foi Banksy?

Banksy é o nome pseudônimo de um artista de rua britânico que mantém o anonimato (ou seja, ninguém sabe quem ele é). Pintor, ativista político e grafiteiro, Banksy possui obras espalhadas em diferentes construções e cidades ao redor de todo o mundo. Com bastante teor político, suas obras são críticas feitas de maneira humorada e irônica. 

Mesmo com seu anonimato, sabe-se que a arte de Banksy surgiu em Bristol, na Inglaterra. O artista utiliza a técnica de estêncil, que cria desenhos a partir do uso de tinta aerossol e formas com diferentes moldes, que são preenchidas com a tinta e vazam em recortes.

Segundo o design gráfico e autor Tristan Manco, Banksy nasceu em 1974, em Bristol, filho de um técnico de fotocopiadora. Uma de suas obras mais famosas, Balloon Girl (Garota com Balão, 2002), foi leiloada por cerca de 7 milhões de reais em 2018 e, logo após a venda, foi automaticamente picada por uma estrutura escondida na moldura do quadro. 

Veja mais sobre a exposição The Art of Banksy: Without Limits

Fontes: TV Cultura , Exame, Canal História , Wikipédia, CNN Brasil, Guia das Artes, Wikipedia

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido