Estrada e maquinário ilegais na TI Yanomami na Amazônia. Foto: Valentina Ricardo/Greenpeace/reprodução

O Greenpeace Brasil, uma Organização Não Governamental (ONG) que atua a favor do meio ambiente, divulgou no dia 12 de dezembro imagens de uma estrada clandestina dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Boa Vista (Roraima).

A via liga diferentes pontos de garimpo ilegal e é uma ameaça para as comunidades de povos nativos que vivem ao redor. Isso porque garimpeiros que trabalham clandestinamente com frequência entram em conflito com indígenas locais, já que querem explorar territórios que pertencem aos nativos. Além disso, ao extrair o ouro, o garimpo irregular libera substâncias tóxicas, que contaminam as águas de rios que os indígenas bebem, causando problemas de saúde.

A estrada tem 150 quilômetros de extensão, ou seja, percorrê-la totalmente seria como andar de ponta a ponta cerca de 1.428 campos de futebol. Ela passa próximo a comunidades isoladas indígenas, como a aldeia do povo moxihatëtëa, que está a apenas 15 quilômetros de um dos trechos da via clandestina.

A passagem de garimpeiros pela estrada ilegal já vinha sendo denunciada por indígenas locais desde 14 de novembro, quando um representante do povo yanomami enviou uma mensagem por rádio para as autoridades (leia a transcrição completa abaixo). Duas semanas depois, em 5 de dezembro, o Greenpeace Brasil, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), fez um sobrevoo sobre a TIY para registrar a extensão da via clandestina. Veja as imagens capturadas pela ação clicando aqui.

“Nós, yanomami do Alto Catrimani I, informamos que chegaram três escavadeiras elétricas aqui. Por isso, eu estou comunicando no rádio. Quero divulgação imediatamente. Nós, lideranças, estamos avisando vocês. Nós precisamos avisar a Polícia Federal urgentemente e com a Funai retirar os garimpeiros de lá. Se demorar, nossas casas vão ser destruídas. As crianças estão com medo e fugindo. Por isso, nós, os pais deles, estamos preocupados. Porque eles não conhecem as escavadeiras que chegaram aqui no Alto Catrimani. A gente não sabia que elas chegavam até aqui na região. Estão precisando de vocês para vocês verem. Eu não estou enganando. Chegou até nós do Alto Catrimani uma estrada de onde veio a retroescavadeira. Todos nós estamos preocupados porque nós não sabíamos que chegariam aqui três escavadeiras. Os garimpeiros não foram convidados para vir, mas eles estão aqui”.

Transcrição de uma mensagem de rádio enviada do interior da Terra Yanomami em 14 de novembro de 2022

Glossário

Organização Não Governamental: associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover ações em prol de questões sociais e ambientais.

Terra Indígena Yanomami: a TIY fica nos estados de Roraima e Amazonas, com um total de cerca de 10 milhões de hectares, oito povos indígenas e mais de 26 mil habitantes, segundo dados do Instituto Socioambiental. Os yanomami, um dos povos do território, são uma sociedade de caçadores e agricultores. Saiba mais na edição 187 do Joca ou clicando aqui.

Garimpo: é uma atividade de exploração e extração de substâncias minerais presentes no solo. Segundo dados do MapBiomas (rede colaborativa formada por diversas entidades), 93,7% da atividade de garimpo se concentra na Amazônia. Nem todo garimpo é ilegal, no entanto, a exploração em terras indígenas não é permitida por lei. Além disso, nem toda extração de minerais é considerada garimpo. Existe também a mineração industrial, que trabalha com mão de obra especializada, estruturas mecanizadas e operações de longo prazo em uma mesma área para extração. Já os garimpeiros têm baixo nível de mecanização e pouca infraestrutura.

Instituto Socioambiental: o ISA é uma ONG brasileira fundada em 1994. Ele atua a favor do meio ambiente, comunidades indígenas, quilombolas (grupos de povos negros descendentes de pessoas que foram escravizadas) e extrativistas (pessoas que vivem próximo a florestas e coletam produtos naturais para consumo próprio e/ou comércio).

Fontes: Greenpeace, Greenpeace Blog e G1.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido