Mais de 200 mil habitantes do estado estão sem energia durante passagem do fenômeno. Crédito de imagem: Getty Images

Na manhã de 30 de agosto, o furacão Idalia alcançou o estado da Flórida, Estados Unidos. O fenômeno, que inicialmente surgiu como uma tempestade, ganhou força e chegou a atingir a velocidade de 200 km/h (quilômetros por hora). O furacão foi considerado de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que calcula a velocidade de vento mantida no evento durante um minuto. Autoridades da Flórida confirmaram duas vítimas.

O furacão se intensificou em razão do aquecimento de uma área do oceano próxima à costa do estado. Durante a madrugada do dia 30, quando ainda avançava sobre o mar, o fenômeno chegou a 210 km/h. Ao meio-dia, perdeu mais força, com ventos atingindo 144 km/h.

Estrada inundada em Crystal River, na Flórida. Crédito de imagem: Joe Raedle/Getty Images

Ron DeSantis, governador da Flórida, declarou situação de emergência e também ordenou a retirada de moradores em 22 condados do estado. Cerca de 14 milhões de pessoas estão em estado de alerta e mais de 200 mil habitantes estão sem energia elétrica. Antes da chegada do Idalia, a população foi orientada a estocar suprimentos e reservas de energia para aparelhos eletrônicos. 

Vídeo de inundação durante a passagem do furacão na Flórida

As aulas escolares do estado foram suspensas e aeroportos e rodovias foram fechados. Como medida de emergência, foi realizada uma parceria entre o governo e o aplicativo de viagens Uber para que pessoas em locais afetados pudessem se locomover para abrigos. Na região central do estado, muitas casas também ficaram submersas. 

Um homem se locomove com canoa em inundação no condado de Tarpon Springs, na Flórida. Crédito de imagem: Joe Raedle/Getty Images

O Idalia começou a se formar no Golfo do México, passando por Cuba e também pelo estado da Geórgia, nos EUA, antes de alcançar a Flórida. Segundo especialistas, o aquecimento dos oceanos que intensificou a formação do furacão está relacionado com os recentes eventos climáticos, que mostraram forte aumento nas temperaturas globais.

Fontes: G1, Folha de S.Paulo, CNN Estados Unidos, CNN Brasil e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • International Pan American International Pan American

    6 meses atrás

    Eu sou aluna da pan american school e estou aprendendo portugues e eu lei sobre o furacao da florida e achei que foi muita agua.

  • Armando Shibata

    7 meses atrás

    OMAGA

  • Armando Shibata

    7 meses atrás

    OMAGA

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido