Por Joanna Cataldo

Sessenta esculturas em formato de orelha estão em exibição nas ruas da cidade de São Paulo desde o fim de julho. As peças pertencem à Ear Parade, iniciativa com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para preservar a audição. A mostra ficará na capital paulista até o dia 22 de agosto.

Cada obra, criada por artistas diferentes, pode ser vista em pontos movimentados da cidade, como as avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. Segundo o publicitário André Paes de Barros, um dos idealizadores da exposição, a ideia é que, no futuro, a mostra seja levada para outras cidades e países, com novas orelhas — as peças que estão na capital paulista serão leiloadas quando a exibição acabar e o dinheiro será destinado a pesquisas relacionadas à audição e compra de aparelhos e acessórios auditivos para pessoas carentes.

escultura de orelha amarela nas ruas da cidade de são paulo. foto: Facebook Ear Parade
#pracegover: escultura em formato de orelha, na cor amarela, com detalhes em vermelho, azul, verde, branco e preto, localizada em rua da cidade de São Paulo. Ao fundo, pedestres e carros passam pelo local. Foto: reprodução Facebook Ear Parade.

André explica que a ideia da Ear Parade surgiu depois que ele sofreu um acidente e teve que passar por uma operação para voltar a escutar. “Eu disse para o doutor Ricardo Bento [outro idealizador da Ear Parade]: ‘Nós temos que fazer um projeto que mostre como as pessoas podem cuidar da audição’”, conta. “Os problemas auditivos são doenças invisíveis e as pessoas ficam tímidas para falar sobre essa questão.”

A partir da ideia, os dois se uniram aos responsáveis pela Elephant Parade*, outra iniciativa de esculturas com exposição pública, para criar a mostra.

*Elephant Parade: mostra com esculturas de elefantes espalhadas pelas ruas. Busca chamar a atenção para a preservação desses animais.

#pracegover: escultura em formato de orelha, colorida em amarelo, azul, verde, lilás, laranja e rosa, localizada em rua da cidade de São Paulo. Ao fundo, pedestres e carros passam pelo local. Foto: reprodução Facebook Ear Parade.

Fique atento

O médico Ricardo Bento, professor da Universidade de São Paulo (USP), otorrinolaringologista (especialista que trata de doenças nos ouvidos, nariz e garganta) reconhecido internacionalmente e um dos idealizadores da Ear Parade, deu dicas de cuidados com a saúde auditiva para os leitores do Joca. Confira:

– Quando tiver dor de ouvido ou dificuldade para escutar, fale com a sua família e peça para ir ao médico checar o que está acontecendo;
– Não use cotonete dentro do ouvido. Lembre-se de que cera não é sujeira. Apenas limpe o ouvido por fora, com um lenço ou uma toalha;
–  Não aumente muito o volume dos fones de ouvido. Eles “machucam” o ouvido interno e podem causar danos.

Saiba mais sobre a Ear Parade no site: earparade.com.br

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 135 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido