Em abril de 2023, a Portela, escola de samba do Rio de Janeiro, completa 100 anos de existência. Ela é a mais antiga em atividade do Carnaval. Para comemorar a data, a agremiação preparou festas e um desfile especial.

A trajetória da Portela começou em 1923, no Rio de Janeiro, quando foi criado o bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz, que, em 1936, passou a se chamar Portela. A escola de samba ajudou a moldar os desfiles como conhecemos hoje. Por exemplo: foi uma das primeiras a usar alegorias (cenários e esculturas que ficam em cima dos carros alegóricos) e samba-enredo (gênero de samba que conta uma história). Também é a única a ter participado de todos os desfiles do Rio de Janeiro.

A celebração do centenário começou ainda em 2022, com a feijoada especial da Portela no Jockey Club da cidade São Paulo. Já no dia 19 de fevereiro, haverá o Show do Centenário, no Camarote Portela na Sapucaí (onde acontecem os desfiles no Rio de Janeiro), com a presença da cantora Teresa Cristina e do rapper Criolo. A principal comemoração, no entanto, acontece durante o desfile da escola no Carnaval de 2023, contando a história da Portela e homenageando momentos e pessoas importantes para a agremiação. O samba-enredo, chamado “O Azul Que Vem do Infinito”, pode ser ouvido em plataformas de streaming de música — use o QR code acima para acessar uma delas.

#pracegover: Tia Surica, presidente de honra da Portela, está em cima de um carro alegórico. Ela veste um vestido todo azul com algumas pedrarias. Tia Surica está apoiada numa grade de proteção do carro. Ao fundo, há a escultura de uma águia gigante, nas cores azul e branco, que é símbolo da escola. Crédito de imagem: INSTAGRAM PORTELA

“O enredo é contado a partir do olhar de cinco personagens, que, em seus períodos de vida e protagonismo na Portela e no Carnaval, contemplam toda a história da nossa escola. Cada um no seu tempo”, declarou Fábio Pavão, presidente da escola de samba, em entrevista ao jornal O Globo.

Como funcionam os desfiles no Carnaval?
Enquanto a escola de samba passa pela avenida, jurados analisam cada aspecto da apresentação, como as fantasias e a bateria. A agremiação que recebe as melhores notas vence a competição.

Fontes: Folha de S.Paulo, Extra, site oficial Portela, Veja Rio, Band e Estadão

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 200 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido