Soldados sul-coreanos marcham em direção à guerra.

Como começaram os conflitos?
Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, a Coreia, que antes era um país só, foi dividida em dois. A parte norte, ligada à União Soviética, virou socialista, já a sul, que era próxima aos Estados Unidos, adotou o sistema capitalista.

Guerra da Coreia
Com o objetivo de aumentar o seu território, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 1950. Ao longo do conflito, os norte-coreanos contaram com o apoio do Exército da China, enquanto os sul-coreanos receberam auxílio das Forças Armadas norte-americanas.
A guerra, que deixou mais de dois milhões de mortos, acabou em 1953, quando os dois países resolveram dar uma trégua. Como nenhum acordo de paz foi firmado, a inimizade entre os envolvidos continuou, apesar do fim dos conflitos armados.

Soldados sul-coreanos marcham em direção à guerra.

Como começaram as brigas entre Kim e Trump?

– Em 2017, Kim realizou diversos testes nucleares, preocupando os governos da Coreia do Sul e do Japão, inimigos da Coreia do Norte e aliados dos Estados Unidos. Trump condenou diversas vezes as ações dos norte-coreanos.
– Em agosto, Kim ameaçou lançar mísseis contra a ilha americana de Guam, no Oceano Pacífico. Como resposta, Trump disse que, se as ameaças continuassem, os Estados Unidos atacariam a Coreia do Norte com toda a sua força.
– Em setembro, o conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) proibiu a Coreia do Norte de vender produtos têxteis para outros países e restringiu outras nações de enviarem petróleo para o país. Tais medidas eram uma espécie de castigo, já que podiam atingir diretamente a economia norte-coreana.
– O ataque a Guam não aconteceu, mas as ameaças norte-coreanas continuaram. Em novembro, o governo da Coreia do Norte anunciou que havia desenvolvido um míssil capaz de atingir qualquer ponto do território dos Estados Unidos. As ameaças nunca se concretizaram.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Birgitt Markus

    5 anos atrás

    A visão dos própios coreanos é, que a Corea do Norte queria e ainda quer a unificaçao do pais, como já aconteceu na Alemanha e no Vietnam. Os americanos sao responsávais pela divisão do país, porque queriam uma base militar perto da China, da Rússia e do Japão, para colocar suas armas nucleares Durante a 2° Guerra mundial a Corea estava ocupada pelos japoneses. Como os japoneses perderam a guerra, os coreanos do norte e do sul queriam viver no seu própio país independente, sem os americanos e suas bombas nucleares, que já tinham destruído Hiroshima e Nagasaki no Japão, matando muita gente. Não aceitando a vontade dos coreanos, os militares americanos mataram muitos dos coreanos, que queriam viver como povo unido. Os militares americanos invadiram a Corea do Norte e o resultado foi a divisão do pais em duas partes. Eles começaram a colocar suas armas núcleares na Corea do Sul, como já fizeram e estao fazendo na Alemanha. Como a Rússia, a China e a Coreia do Norte sabem, que os americanos já invadiram muitos países do mundo criando guerras, eles ajudaram aos coreanos do norte ter também armas nucleares. Os coreanos do sul tentam desde muitos anos se unir com os seus irmãos do norte. O único problema nesta região são as armas nucleares dos americanos, que ameaçam a Coréa, a China, a Rússia e o Japão.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido