Realidade Virtual sendo utilizada em aula (Foto: Escola Cláritas / Divulgação)

Você já ouviu falar em letramento digital? É o processo em que uma pessoa aprende a usar, de modo seguro e responsável, os meios digitais. Para isso as escolas recorrem a diferentes ferramentas, como jogos virtuais, tablets e, mais recentemente, instrumentos de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).

Na Escola Cláritas, em São Paulo (SP), os estudantes têm a oportunidade de explorar o mundo sem sair da sala de aula: utilizando óculos de RV, mergulham com tubarões e observam de perto dinossauros, por exemplo. O projeto segue a linha do psicólogo Richard Mayer, dos Estados Unidos, que comprovou que alunos que estudam com RV têm melhor desempenho do que os que usam apenas vídeos, além de demonstrar mais interesse pelo aprendizado.

Já a professora Ana Paula França, do Colégio Vital Brazil, da capital paulista, utilizou a RA em uma aula sobre o Sistema Solar. “Montamos um cubo [“Merge Cube”, ferramenta que cria imagens de RA], depois entramos no site e observamos o Sistema Solar, podendo aumentar ou diminuir para ver os detalhes. No livro não podemos ampliar, e assim fica bem real. Deu até para ver as estrelas”, conta Érika S., 10 anos.

Segundo Vanessa Inagaki, coordenadora pedagógica do Vital Brazil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica a cultura digital como sua quinta competência, reconhecendo o papel da tecnologia no desenvolvimento da nova geração. “Estímulos como esses encorajam o aluno a dominar a tecnologia para que possa utilizar seus recursos, como o universo digital, de maneira saudável, ética e positiva”, conclui.

RA X RV
Enquanto a RV imerge o usuário em um ambiente virtual, com o uso de óculos e fones de ouvido, a RA traz elementos digitais para o espaço físico, como ao apontar a câmera para um local e mostrar, pela tela do celular, algo que não está ali de fato.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 192 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • diego.pimenta

    1 ano atrás

    queria que tivesse isso na minha escola (agora bateu inveja branca)

  • Jobscreo Lindo

    1 ano atrás

    nossa eu não sabia de nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido