Segundo o “Panorama de gênero 2022”, da ONU Mulheres (entidade da Organização das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero), apenas 19,9% dos profissionais de ciências e engenharia são do gênero feminino. Porém, ações e leis de incentivo têm ajudado a mudar esse quadro. No Brasil, o número de alunas que concluiu faculdades de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem, na sigla em inglês) aumentou 96% de 2010 para 2021. 

Em 2018, por exemplo, criou-se o projeto Meninas Olímpicas, com o objetivo de ensinar maneiras de enfrentar a exclusão para garotas do ensino básico e universitário. Hoje, a iniciativa é financiada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

De acordo com Letícia Rangel, coordenadora da ação, o trabalho é feito, no geral, em três frentes: atividades no contraturno escolar (matemática e robótica); visitas a centros de produção de conhecimento para saber sobre mulheres de referência nas ciências; e formação de professoras na disciplina de robótica. “O projeto nos ajuda a ter coragem de sermos o que quiser, pois sabemos que vivemos com uma sociedade bem machista e que ‘determina’ certos trabalhos a homens”, diz Alessandra, 14 anos, no Meninas Olímpicas há quase um ano. 

Outro exemplo é o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), da ONU, que trata de questões como a igualdade de gênero. Desde 2022, o órgão tem uma parceria com a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) para premiar as cinco estudantes de escolas públicas (uma de cada região do país) com as maiores notas na prova. 

“A premiação tem o papel de permitir que as meninas enxerguem um futuro em que elas podem ser protagonistas”, afirma Anna Cunha, responsável pela área de juventude do Unfpa. Ana Clara, 19 anos, foi uma das vencedoras em 2022, pelo Nordeste. “A ciência sempre esteve muito envolvida na minha vida (…) e essa foi uma experiência muito significante.”


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido