As mudanças climáticas responsáveis, por exemplo, pela ocorrência mais frequente de enchentes e incêndios, preocupam o mundo todo. No entanto, muitas pessoas com esperança de frear esse cenário veem nos jovens a chave para um futuro melhor.

Um desses casos é o Conselho Internacional Para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei, na sigla em inglês), que promove ações com o público infantojuvenil. No Brasil, realiza projetos com colégios da rede pública — um deles forma embaixadores da justiça climática e é voltado para estudantes de 7 a 12 anos.

Essa formação é feita em parceria com a Plant-for-the-Planet, que trabalha a sustentabilidade com crianças. Nela, o estudante desenvolve um projeto para melhorar a realidade em que vive. Marina N., 9 anos, de Canoas (SP), tornou-se uma embaixadora. “É muito importante ser embaixadora, porque o mundo está muito poluído. Estamos tendo muitas secas e queimadas. Se não cuidarmos agora, não teremos planeta no futuro”, disse.

Outra ação é a do Escolas Climáticas, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), que oferece assistência para colégios da rede pública serem mais sustentáveis. Cada escola reúne um coletivo de 20 a 30 pessoas, entre alunos, professores, pais, funcionários e membros da comunidade local. Por dois anos, o projeto apoia o grupo no que pode ser feito na instituição, como a implantação de hortas e reciclagem.

“Nós queremos desenvolver a autonomia das escolas para que elas continuem tocando as ações quando o projeto acabar”, diz Andrea Pupo, coordenadora da ação. “[No projeto] aprendi a me importar com o ambiente, não desperdiçar água, me importar com a limpeza da escola, entre outras coisas”, conta Pedro Henrique, 11 anos, parte de um coletivo. O IPÊ já desenvolveu a iniciativa nos municípios de Nazaré Paulista, Paulínia, Santana de Parnaíba e Osasco, todos em São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 201 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido