livro-getty
Crédito de imagem: Getty Images

Desde 2009, é realizada anualmente na cidade de São Paulo a Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, com o objetivo de conscientizar os estudantes paulistanos sobre a importância da leitura.

Essa data entrou para o calendário oficial da cidade em abril, próximo ao Dia Mundial do Livro (23), como resultado da lei 14.999/2009, e, segundo seu autor, o vereador Eliseu Gabriel (PSB), serve para promover o valor da leitura na sociedade. “É preciso entender que o estudo e a leitura são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas”, disse em entrevista ao Joca.

Neste ano, a semana teve uma série de eventos promovidos pela rede pública e particular de escolas de São Paulo, como exposições, contação de histórias, peças teatrais, feiras de livro, apresentações de estudantes e muito mais.

A Secretaria Municipal de Educação encerrou a semana com um evento promovido na Câmara Municipal da cidade, com a presença de diversos estudantes de escolas públicas, que apresentaram músicas, danças e peças. Nesse dia, os estudantes da Emef Dirce Genésio apresentaram uma peça sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil a ter seu trabalho reconhecido.

Para Stephany T., de 14 anos, representar a escritora na peça foi muito especial. “Ela deixa uma lição muito importante. Ver que o que ela pedia na época em que ela se arriscou na literatura ainda é o que muitos pedem hoje: um lugar onde o negro é livre, algo tão simples! O livro dela Quarto de Despejo é sobre isso também”, declara a estudante.

“Ler é uma prática muito boa para a mente.”

Sofia P., 10 anos, estudante da EMEF Pedro Teixeira.

“A leitura é bem importante. Muitas vezes, quando eu estou meio para baixo, eu leio um livro e fico até melhor.”

Isabelle M., 10 anos, estudante da EMEF Pedro Teixeira.

“Eu gosto muito de ler, mas acho que as pessoas têm dado pouca importância à leitura nos últimos tempos. Ler é muito bom para a nossa mente e corpo.”

Marcela S., 12 anos, estudante da EMEF Pedro Teixeira.

Faça o seu livro

Outra iniciativa que algumas escolas promovem para incentivar a leitura é a produção de livros. No Colégio Internacional Emece, na capital paulista, os estudantes participam do projeto Semente Literária, em que cada aluno produz o próprio livro ao longo do primeiro semestre. O protagonista da história é o próprio estudante, e cada capítulo abrange um determinado tema, incluindo ao processo diferentes disciplinas, como música, inglês e até mesmo educação física.

Depois que os livros são enviados para ser impressos, a escola organiza uma noite de autógrafos com as famílias em uma livraria, onde os estudantes podem mostrar o resultado. De acordo com a professora Paula Bevilacqua, é possível, ao fim do projeto, observar o quanto cada estudante desenvolveu a habilidade de escrita, entre outras competências. “Eu acho muito legal, porque a gente vai ficando melhor na escrita. Também é bom para, quando eu crescer, eu ver o que fiz quando era criança”, diz a aluna Paula V., de 8 anos.

Clique aqui e veja dicas para fazer o seu livro em casa.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido