No brasil, apenas 2,1% do lixo é reciclado, segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (Snis). “Por aqui são produzidas 82 milhões de toneladas de lixo todos os anos [o equivalente a cerca de 20 milhões de elefantes-asiáticos]”, diz Abílio Martins, diretor operacional do NTICS, projeto que promove o desenvolvimento sustentável no país.

De acordo com ele, o principal desafio da reciclagem é a falta de informação. “As pessoas têm dúvidas sobre o que é ou não resíduo sólido, não fazem a separação corretamente e, quando fazem, nem sempre têm um sistema certo de coleta.” Nem todos sabem, por exemplo, que embalagens com restos de comida precisam passar por limpeza antes de ir para a reciclagem.

Mas existem jovens fazendo a diferença. A estudante Vitória G., 12 anos, da Escola Estadual Jardim Wilma Flor, em São Paulo (SP), faz parte do projeto Robótica nas Escolas, iniciativa da NTICS em que os alunos integram oficinas sobre reciclagem para, mais tarde, montar um protótipo de robótica unindo os dois conceitos. “Decidi participar porque acho importante que o mar esteja limpo para os animais”, diz.

A jovem Alícia H., 13 anos, do Instituto Sion, em Boa Vista (RR), apesar de ter o hábito, acredita que poderia fazer mais. “Tem dois lixos em casa, um para jogar papéis, plásticos, embalagens etc. e outro para colocar restos de comidas, como cascas de frutas. Eu poderia dividir melhor os materiais: papel, metal, vidro, plástico e orgânico”, conta.

Já na casa da Clara M., 12 anos, da mesma escola, os resíduos orgânicos viram adubo para as plantas usando o processo de compostagem. “Nós temos minhocas [em uma composteira ou minhocário]. Pegamos cascas de banana e ovo e misturamos com a terra. Reciclar significa transformar algo usado em algo novo, e isso é muito importante”, explica.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 197 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido