Jovens que nasceram a partir do ano 2000 estão cada vez mais consumindo informações pelas redes sociais. Foi o que afirmou o órgão regulador de mídia do Reino Unido, chamado Office of Communications (Escritório de Comunicações, em tradução livre), em uma pesquisa divulgada em 21 de julho.

De acordo com o levantamento, o TikTok é o principal mecanismo de busca desse público, seguido por Instagram e YouTube. Laura de C., 9 anos, da Escola Santi, em São Paulo (SP), conta que também aproveita esses canais para se informar, quase todos os dias, mas que não confia em tudo o que vê por lá. “Se é um site que eu já conheço (…), uso com mais frequência, até porque são notícias recentes do mundo todo.” A jovem Gabriela F., 10 anos, do Colégio Unigrau, em Mococa (SP), concorda e alerta: “Nem tudo é confiável. Pesquiso em vários sites diferentes e em fontes em que confio”.

Já Theo E., 10 anos, da Escola Vera Cruz, também em São Paulo, utiliza uma técnica diferente quando desconfia de alguma informação no YouTube, plataforma que usa diariamente como fonte de notícias. “Se alguma coisa me parece muito fora do normal, pergunto para alguém em casa ou na escola ou pesquiso em outro site.”

Dicas do Joca
Veja como ficar atento quando vir uma informação em uma rede social:

– Sempre procure notícias em páginas e canais em que você confia. O Joca, por exemplo, tem perfis em redes como TikTok, Instagram e YouTube.

– Ao se deparar com alguma informação duvidosa, leia sobre o mesmo conteúdo em outros sites, como os grandes portais de notícias. – Veja a data da postagem. A informação pode ser verdadeira, mas não atual.

– Se tiver alguma dúvida sobre um conteúdo, envie sua pergunta para um site que checa informações. Você também pode pedir ajuda ao Joca pelo e-mail joca@magiadeler.com.br

Fontes: Folha de S.Paulo e Office of Communications.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 193 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido