Homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes, Elon Musk anunciou, em 25 de abril, a compra do Twitter após algumas semanas de negociações. A aquisição, no valor de 44 bilhões de dólares (aproximadamente 220 bilhões de reais), será feita com a compra de ações, que são pedaços do valor de uma empresa (entenda mais sobre ações e bolsas de valores na edição 155 do Joca).

#pracegover: Imagem mostra a ilustração do pássaro símbolo do Twitter e uma foto do bilionário em sua página pessoal na rede social. Crédito de imagem: Chesnot/Getty Images

O empresário se comprometeu a comprar 100% das ações. Assim, o Twitter deixará de negociar na bolsa de valores e, pela primeira vez, uma rede social de mais de 200 milhões de usuários terá um único dono. Musk também é proprietário da Tesla, de carros elétricos, e da companhia de exploração espacial SpaceX.

O que acontece agora?
Em comunicado, o Twitter anunciou a aprovação da compra pelo conselho da empresa e disse esperar que a operação seja finalizada ainda este ano — entidades regulatórias, como a Securities and Exchange Commission (comissão de títulos e câmbio, em tradução livre), ainda precisam aprovar a aquisição.

Enquanto isso, Musk tenta conseguir todo o dinheiro da compra. Do valor total de 44 bilhões de dólares, ele deve arcar pessoalmente com 20 bilhões. O restante está sendo solicitado a investidores como empréstimo. Até 5 de maio, Musk havia conseguido arrecadar 7,14 bilhões de dólares.

Por que Elon Musk comprou o Twitter?
Com cerca de 90 milhões de seguidores na rede social, o empresário diz que pretende renovar a empresa. Entre os planos de Musk está tornar abertos alguns algoritmos da plataforma, eliminar contas de robôs (que espalham propagandas) e autenticar todas as contas de pessoas reais.

Prós e contras
Alguns especialistas acreditam que a gestão de Musk pode ser positiva, pelo sucesso empresarial do norte-americano em outros setores. Outros analistas, porém, temem que o empresário use a plataforma para interesses econômicos e políticos próprios, além de amenizar as políticas sobre a moderação de conteúdo, pensadas para eliminar discursos de ódio e evitar a desinformação (como a propagação de fake news). Isso poderia criar um cenário ainda mais preocupante em eventos como eleições.

O que é o Twitter?
Criado em 2006, é uma rede social em que é possível postar textos de até 280 caracteres, além de vídeos e fotos. Os assuntos mais comentados do dia entram na categoria trending topics, que funciona como uma lista de tendências.

Fontes: CNN Brasil, Exame, Folha de S.Paulo, G1, Twitter e UOL.

Texto originalmente publicado na edição 187 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido