Os cidadãos dos Estados Unidos foram às urnas em 8 de novembro, nas eleições de meio de mandato, para eleger políticos para a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) e o Senado, além de governadores. A votação foi acirrada entre os partidos Democrata e Republicano, os principais do país, e definiu maioria republicana na Câmara e democrata no Senado.

Dos 435 cargos da Câmara, 218 já estão definidos para os republicanos, ou seja, mais do que a metade dos assentos. Apesar de isso não ser favorável ao presidente Joe Biden, do partido oposto, a diferença não foi tão grande quanto se esperava. Até o fechamento desta edição ainda havia seis cadeiras a definir.

No Senado, em que aproximadamente um terço (35) dos cem assentos estava em disputa, o Partido Democrata teve vantagem: são, agora, 50 senadores democratas (ou de partidos menores alinhados ao Democrata) e 49 republicanos. Ainda há uma cadeira a ser decidida no estado da Georgia, que terá segundo turno em 6 de dezembro.

No entanto, independentemente do resultado, o Partido Democrata terá privilégio nas decisões tomadas pelo Senado. Mesmo se os Republicanos conquistarem o assento restante, deixando ambos com 50 cadeiras, o voto de desempate para cada decisão é de Kamala Harris, vice-presidente do país, também dos democratas.

No Twitter, Biden celebrou a maioria democrata no Senado, o que lhe trará mais facilidade para governar. “As eleições (…) demonstraram a força e resiliência da democracia norte-americana”, publicou o presidente em 16 de novembro.

Também estava em disputa o cargo de governador em 36 dos 50 estados dos EUA. Até a publicação desta matéria, o país tinha 25 governadores republicanos e 24 democratas. Uma vaga segue sendo apurada no Alaska.

ELEIÇÕES DE MEIO DE MANDATO
Acontecem na metade do mandato do presidente eleito e redefinem todos os assentos da Câmara dos Representantes e cerca de um terço do Senado. Entre as atribuições destes estão elaborar leis e ajudar a fiscalizar o Poder Executivo (exercido pelo presidente). Na ilustração abaixo, símbolo democrata (azul) e republicano (vermelho).

democratas-republicanos
#pracegover: à esquerda, ilustração de um burro azul, animal e cor símbolo do Partido Democrata. À direita, elefante vermelho, animal e cor símbolo do Partido Republicano. Crédito de imagem: Getty Images

Fontes: BBC, G1, The Guardian, The Washington Post e Twitter.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido