É muito difícil responder a essa pergunta. É claro que animais gigantes, como as baleias, têm uma força descomunal. Mesmo os menores, como os elefantes, têm força suficiente para derrubar outros grandes animais, como rinocerontes e búfalos, e até para arrastar enormes troncos de árvores.

Mas o mais correto é analisar a força do animal em relação ao tamanho. Se fizermos essa comparação, é possível eleger os besouros, também chamados de escaravelhos, como os bichos mais fortes do mundo. E entre a enorme variedade de espécies de besouro, um deles, chamado besouro-esterco, é o mais forte de todos. Ele é capaz de levantar objetos com até 1,1 mil vezes seu próprio peso.

Esse inseto vive em diversas regiões do mundo, com exceção dos lugares mais frios. Os besouros usam a enorme força para lutar entre si, conquistar as fêmeas e também para rolar para a toca grandes bolas de esterco de animais herbívoros, das quais se alimentam.

Pergunta enviada pelo leitor Davi A.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Matheus Machado

    1 ano atrás

    É impressionante que alguns bichos possam levantar mais de mil vezes o seu próprio peso e ainda fazerem isso em ambientes quentes.

  • Yan Leandro

    1 ano atrás

    achei muito legal que o animal mais forte do mundo é o besouro-de-esterco, e que pode levantar um objeto com até 1,1 mil o seu próprio peso.

  • anonimo (a)

    1 ano atrás

    qual é o felino mais forte do mundo?

  • Felipe Sali (editor no Jornal Joca)

    1 ano atrás

    Oi, Obrigado por enviar a pergunta. Poderia nos enviar também seu nome, idade e cidade para o e-mail Joca@magiadeler.com.br para te creditarmos no dia que o Guilherme responder a pergunta?

  • Igor Machado

    1 ano atrás

    É surpreendente o Besouro conseguir erguer até 1,1 mil vezes o seu peso. Realmente deve ser mesmo o mais forte do mundo.

  • Vitor ramos

    1 ano atrás

    Olha nunca imaginava que um besouro teria uma força tão grande sempre achei que seria uma baleia ou até um leão mais ñ acho que seja o animal mais forte

  • lucilopes71@hotmail.com

    1 ano atrás

    Sou professora do Ensino Fundamental do Munícipio de SP. Como faço para obter a versão on line? Obrigada.

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, professora! Todos os professores da Rede Municipal de São Paulo têm acesso liberado ao portal através do e-mail @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br Se tiver qualquer outra dúvida, entre em contato novamente por aqui ou pelo e-mail contato@magiadeler.com.br Ficamos à disposição!

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Luci. Tudo bom? Por favor, envie um e-mail para joca@magiadeler.com.br que nossa equipe pode te orientar quanto a isso. Aguardamos o contato. Att

  • Enzo Zago

    1 ano atrás

    Eu achei que o elefante era o mais forte, mas nem sempre,tamanho Quer dizer que um é mais forte que outro. A formiga tbm consegue carregar mais que seu peso.

  • Enzo Zago

    1 ano atrás

    Entre uma briga,entre besouro e o elefante,claro que o elefante ganharia... Mas não imaginava que um besouro tinha a capacidade de levantar tanto peso, coisa,que talvez,Um elefante não tenha essa capacidade! Achei bem curioso!

  • Frederico

    1 ano atrás

    Por mais que o Besouro tenha uma incrível força para o seu tamanho eu não acho que ele seja o animal mais forte do mundo,pois em uma briga entre um besouro e um elefante o elefante ganha.Talvez se o besouro fosse maior que animais como um elefante ele ganharia fácil de qual quer animal.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido