Crédito de imagem: Getty Images

Voar é uma característica bem marcante das aves, mas temos que lembrar que não são todas as espécies que sabem voar. Pinguins, avestruzes, emas e kiwis, por exemplo, não voam.

Porém muitas delas voam, e com grande habilidade! Algumas são bem rápidas, como os falcões; outras fazem voos acrobáticos, como os beija-flores; e algumas são recordistas de distâncias, como andorinhas, albatrozes e fuselos.

Embora pareça algo muito simples, a capacidade de voo só é possível graças a um conjunto de condições de que as aves dispõem. Primeiramente, as espécies voadoras têm ossos chamados de pneumáticos. São ossos porosos que contêm ar no interior. Isso os torna mais leves, facilitando o voo.

Já as penas são estruturas leves, flexíveis e resistentes que dão às aves a capacidade de planar e voar. Dependendo da região do corpo em que as penas estão localizadas, elas têm uma função. Na cauda, servem para direcionar o voo e, nas asas, para alçar voo, planar, modular e direcionar.

Além disso, a musculatura para voar é muito forte. Mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não são os músculos das asas os responsáveis por isso, e sim o conjunto muscular do peito. As aves voadoras têm o osso peitoral com formato de quilha (similar ao da peça que fica embaixo das pranchas de surfe, veja na imagem a seguir) e a musculatura se fixa nessa região. É por isso que aves que são hábeis voadoras têm músculos bem desenvolvidos nessa parte do corpo. Isso as deixa, inclusive, com um peito avantajado, musculoso e bem aparente. Podemos observar essa característica claramente nos pombos, por exemplo.

Na parte inferior da prancha, as quilhas. Aves voadoras têm um osso peitoral com o formato parecido com o de uma quilha. Crédito de imagem: Getty Images

Tudo isso possibilitou às aves a incrível capacidade de voar! Algo que fascina os seres humanos desde a antiguidade. Para nós, decolar do chão só foi possível com a invenção de máquinas e outros instrumentos, como os aviões.

Pergunta enviada pela leitora Juliana V.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Milena Varizano

    4 meses atrás

    Adorei, aprendi um monte.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido