Durante o dia, enquanto não estão caçando, os jacarés têm um costume bastante particular: eles ficam tomando sol. Esses animais adoram ficar bem aquecidos, já que, elevando a temperatura do corpo, mantêm o metabolismo mais acelerado e ficam mais ativos.

Os jacarés são exemplos de bichos que não mantêm a temperatura do corpo constante – e, inclusive, são chamados popularmente de “animais de sangue frio”, assim como os outros répteis (role até o fim da matéria para saber mais).

Pode parecer que o sangue deles é gelado, mas não é bem assim. Esses animais dependem da temperatura externa para se aquecer, diferentemente dos mamíferos e das aves, por exemplo.

Por isso, podemos perceber que não existem répteis nas regiões frias do planeta, mas mamíferos e aves, sim (como pinguins, ursos e focas). Os répteis só conseguem sobreviver nas áreas tropicais, que são mais quentes.

Já durante a noite, eles aproveitam para caçar e procurar parceiros.

Outros exemplos de répteis

Os cientistas classificam as espécies animais em grupos diferentes. Isso ajuda a organizar a enorme quantidade de bichos conforme suas características e comportamentos.

Um desses grupos é o dos répteis, do qual, além dos jacarés, fazem parte os crocodilos, as tartarugas, os lagartos e as cobras.

Pergunta enviada pelo leitor Benício C., 8 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido