Crédito de imagem: connect11/Getty Images/reprodução

Os caranguejos são animais muito interessantes. Eles são invertebrados, ou seja, não têm ossos, mas têm uma carapaça bastante resistente formada por carbonato de cálcio, chamada de exoesqueleto. Ela é muito forte e protege os caranguejos dos predadores.

Leia também: Dúvida Animal | Qual é a espécie de aranha mais venenosa do mundo?

São animais artrópodes, do grupo dos crustáceos, em que também estão classificados camarões e lagostas, por exemplo. Existe mais de 6.500 espécies de caranguejos em todo o mundo, e a maioria vive nos oceanos, mas alguns são de água doce e outros preferem viver mais tempo em terra firme.

Os caranguejos possuem garras, também conhecidas como pinças. Elas servem como defesa, isso porque os caranguejos espantam possíveis predadores com um beliscão bem dolorido. Os machos usam as pinças para brigar, disputando as fêmeas na época de reprodução. E essas garras também têm a importante função de capturar o alimento.

Garra de um caranguejo. Crédito de imagem: Devonyu/Getty Images/reprodução

Os caranguejos podem ser carnívoros, herbívoros ou onívoros (alimentam-se tanto de vegetais como de outros animais). Comem peixes, outros crustáceos (principalmente camarões), filhotes de tartarugas, algas e até animais mortos.

Muitos caranguejos são carniceiros, devorando qualquer bicho morto que encontrem por perto. Eles retiram pedaços de carne e levam até a boca com as pinças. Por eles terem esse hábito de se alimentar de carniça, muitas pessoas chamam os caranguejos de “urubus do mar”. Na verdade, o correto seria classificá-los como necrófagos (animais que se alimentam de outros seres já em processo de decomposição). Esse comportamento é muito importante, pois assim eles eliminam restos de bichos mortos que poderiam proliferar doenças, fazendo uma limpeza muito benéfica no ambiente em que vivem.

Pergunta enviada pelo leitor Vitor S., 8 anos, de Curitiba (PR).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido