Bicho-pau da espécie Bacillus rossius. Crédito de imagem: i.fario/Getty Images/reprodução

Essa é uma pergunta bem interessante. Afinal, como o bicho-pau consegue se alimentar se é tão fino? Como folhas, por exemplo, caberiam dentro dele?

O bicho-pau é um inseto bastante curioso. Existem algumas espécies diferentes pelo mundo, que vivem principalmente em florestas. Ele é considerado o mais longo entre todos os insetos do planeta — o maior registrado até hoje foi o de um bicho-pau da espécie Phryganistria chinensis, criado no Museu de Insetos da China Ocidental, em Chengdu, que tinha quase 64 centímetros de comprimento com as pernas completamente esticadas.

Em geral, os machos são bem menores e têm asas. Eles conseguem realizar voos curtos à procura das fêmeas, que vivem nas árvores. No Brasil, as espécies podem atingir, em geral, 22 centímetros de comprimento.

O formato do corpo do bicho-pau é muito instigante, já que se parece bastante com galhos de árvores. Esse fenômeno é chamado de camuflagem, em que os animais têm cores e formas muito parecidas com as do ambiente em que vivem. É algo fundamental para a sobrevivência, ajudando os bichos a se esconder de possíveis predadores. A camuflagem também é um recurso para predadores, que a utilizam para se aproximar das presas.

Bicho-pau camuflado entre galhos. Crédito da imagem: nikpal/Getty Images/reprodução

O bicho-pau pode ser caçado por aves e outros animais, mas com sua ótima camuflagem, geralmente passa despercebido. É um inseto herbívoro, ou seja, alimenta-se somente de vegetais, principalmente folhas das plantas. No Brasil, esse animal adora comer folhas de goiabeiras.

Como o crescimento do inseto é rápido e sua vida não muito longa, com duração de cerca de dois anos, ele come e digere rapidamente o alimento, que, por isso, não fica muito tempo acumulado no organismo. É um animal bastante fino e magrinho, mas gosta de comer bastante. Porém, ao contrário de seus “primos” gafanhotos, não é considerado uma praga para as plantações.

Os bichos-paus não compõem grandes populações de insetos. São bem tranquilos, não mordem e não têm nenhum tipo de veneno.

Pergunta enviada pelos leitores Lia C., 7 anos, e Victor M., 8 anos, de Curitiba (PR).

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Fonte: Guinness Book.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Rafael Souza

    2 meses atrás

    Adorei!!! O bicho-pau agora e ums do meu animais favoritos!! Bem interessente. Gostei de aprender sobre um bicho que eu mal conhecia.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido