Crédito de imagem: hiroyuki nakai/Getty Images/reprodução

Existem perto de 1.500 espécies diferentes de cigarras no mundo. Elas vivem em diversas regiões, com exceção dos países muito frios, e podem medir entre 2 e 13 centímetros. Ao contrário do que muita gente acredita, as cigarras podem ter um período de vida muito maior do que apenas um dia.

Elas passam a maior parte da vida no subsolo. Sim, quando jovens, as cigarras vivem debaixo da terra. Após o acasalamento, a fêmea deposita os ovos em ranhuras nos troncos das árvores. Depois que os ovos eclodem (se abrem), os filhotes (chamados de ninfas) caem no chão e ficam enterrados em até 2,5 metros de profundidade. As ninfas se alimentam da seiva existente nas raízes das plantas.

Algumas cigarras ficam de dois a cinco anos enterradas (algumas espécies dos Estados Unidos ficam debaixo da terra até 17 anos). No fim desse período de desenvolvimento, elas cavam um túnel e saem do solo. Então passam por um processo de troca de pele (que é, na verdade, um exoesqueleto de proteção), deixando esse “casco” para trás em árvores.

A cigarra adulta consegue voar e procura muitos locais para viver e se alimentar das seivas das árvores. A vida adulta da espécie dura entre duas e seis semanas, até o próximo acasalamento.

Pergunta enviada pelos alunos do 5° ano B da E. E. Professora Jaçanã A. P. Guerrini

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Mariana Batista Pereira

    10 meses atrás

    interesante

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido