Arte: Tawany Rein

Sim, a onça-pintada é um animal brasileiro que pode ser encontrado em várias regiões do país (chamadas de biomas, como Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal). Porém, ela também pode ser observada em outras nações da América do Sul, América do Norte e América Central.

O Brasil tem muitos animais simbólicos, como a harpia (também chamada de gavião-real), diversas espécies de araras, tucanos e macacos. Mas, oficialmente, o nosso animal símbolo é o sabiá-laranjeira. Esse pássaro é muito conhecido, vive em diversos lugares do país e canta muito bem.

Alguns animais só existem no nosso território, como a ararinha-azul, o peixe-boi e, claro, o mico-leão, a nossa mascote aqui no Joca.

Pergunta enviada pela leitora Lavínia T., 9 anos.

Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.

Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Emanuelle Santos Figueiredo

    1 ano atrás

    Eu sei que no Brasil tem vários animais, mas não sabia que a onça-pintada era brasileira! Tenho algumas perguntas: 1-ela pode atacar seu cuidadores? 2-podemos ter uma em nosso quintal, igual cachorro e gato? 3-quanto de comida ela come?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Emanuelle! Obrigado por enviar suas dúvidas! Elas serão encaminhadas para a nossa fila de espera, por ordem de chegada, e poderão ser respondidas aqui no portal do Joca, na coluna "Dúvida Animal". Fique de olho!

  • Manuelle Silva do Nascimento

    1 ano atrás

    Olá tudo bem? Porque o sabiá-laranjeiras é considerado o simbolo do Brasil?

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Olá, Manuelle! Obrigada por deixar seu comentário e pergunta. Ela entrará para a nossa fila de espera, por ordem de chegada, e poderá ser respondida na coluna "Dúvida Animal", aqui no portal do Joca. Fique de olho!

  • Emanuelle Santos

    1 ano atrás

    Eu sei que o Brasil tem vários animais,mas não sabia que a onça-pintada era brasileira!! Tenho algumas perguntas sobre ela: 1- Quanto de comida ela come? 2- Podemos ter uma em casa (quintal), ou apenas na natureza? 3-Ela é selvagem e pode atacar seus cuidadores?

  • diego.pimenta

    1 ano atrás

    joca, manda a minha pergunta pro guilherme? é a seguinte: o que faz a harpia ser tao forte?

  • Felipe Sali (editor no Jornal Joca)

    1 ano atrás

    Oi, Diego. Tudo bom? Enviamos a sua pergunta para o Guilherme. Fique atento, pode demorar um pouquinho para publicarmos a resposta (pois são muitas). Até mais!

  • diego.pimenta

    1 ano atrás

    obrigado

  • Daniela Possari

    1 ano atrás

    Olá, pessoas do jornal joca, gostaria de fazer 4 perguntas em Dúvida Animal, elas são 1-Para quê seve as antenas de um inseto? 2-Os animais conseguem sonhar como nós, seres humanos? 3-Como os camelos e dromedários aguentam meses sem água? 4-Um ovo pode ter mais que uma única gema? Aguardo as suas respostas,Joca. Rafael Possari Miotto, 9 anos, Piracicaba,SP.

  • Jornal Joca

    1 ano atrás

    Oi, Daniela. Tudo bom? Ótimas perguntas! Nós já encaminhamos para o biólogo Guilherme e ele está analisando quais dessas podem entrar na coluna. Pode demorar um pouquinho, então fique atenta. Até a próxima!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido