Ex-presidente é réu em quatro processos judiciais dos Estados Unidos. Créditos de Imagem: [Getty Images]

No dia 24 de agosto, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, apresentou-se à polícia do condado de Fulton, no estado da Geórgia, em decorrência de um processo de acusação em relação a fraudes eleitorais nas disputas presidenciais dos EUA de 2020. 

Trump é acusado de tentar reverter o resultado eleitoral que deu a vitória ao atual presidente norte-americano, Joe Biden, além de ser indiciado por violar a lei de extorsão (processo de oferecer retribuição ou realizar ameaças para que alguém faça algo) do país. 

Segundo a promotoria de acusação do caso, um telefonema feito por Donald Trump em janeiro de 2021 mostra o político requisitando que Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia, encontrasse quase 12 mil votos a mais para sua própria vantagem. Isso o colocaria à frente de Biden na contagem eleitoral do estado, que teve uma disputa acirrada entre Trump e Biden. A atitude, de acordo com o processo, evidencia as ações ilegais do ex-presidente para reverter os resultados eleitorais.

Trump ficou na prisão por pouco tempo. Ele foi fichado, tirando uma foto de identificação e recebendo um número de registro criminal, mas liberado após pagar uma fiança de 200 mil dólares (cerca de um milhão de reais). A imagem de identificação de Trump na prisão foi divulgada nas redes sociais rapidamente. O próprio ex-presidente compartilhou a foto na rede Truth Social, plataforma criada por ele mesmo. 

Ex-presidente Donald Trump em registro criminal na prisão de Fulton. Crédito de imagem: Fulton County Sheriff’s Office/Getty Images

“Hoje, na prisão notoriamente violenta do condado de Fulton, Geórgia, fui PRESO apesar de não ter cometido NENHUM CRIME”, escreveu ele na rede. Mesmo em liberdade, Trump continua respondendo ao processo judicialmente. Além dele, 18 pessoas foram indiciadas pelas acusações de fraude eleitoral, intimadas a prestar queixas e atender ao processo judicial. 

Acusações 

Donald Trump é réu (quem faz parte de um processo judicial como acusado) de quatro casos diferentes. Duas das acusações são feitas pela Justiça Federal dos Estados Unidos, que abrange a legislação de todo o país, enquanto as outras duas são registradas nos estados da Geórgia e de Nova York. Além dos processos de fraude eleitoral e extorsão, os crimes no qual o ex-presidente é réu envolvem a ocultação de documentos não autorizados. Na Geórgia, onde Trump se apresentou em Fulton para registro criminal, o ex-presidente é acusado de tentar alterar os resultados eleitorais do estado. 

Ainda no dia 24 de agosto, Donald Trump também realizou uma troca de advogado nos processos, sem dar mais explicações: Drew Findling foi substituído por Steven Sadow.

Fontes: G1, CNN, Poder360CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido